sábado, julho 31, 2010

Microsoft foca mercado de tablet e celulares




SEATTLE, EUA - A Microsoft delineou suas ambições de dominar o mercado de bens eletrônicos de consumo com tablets e celulares inteligentes com Windows projetados para conter os avanços da Apple e do Google.


Os novos computadores tablet estarão disponíveis assim que puderem ser distribuídos e os novos celulares estarão no mercado até o final deste ano, disse o presidente-executivo da Microsoft, Steve Ballmer.
O executivo definiu com isso um teste crucial para a capacidade da Microsoft de conquistar as atenções dos consumidores mais experientes no uso de tecnologia.
"Vamos agir com toda força", disse Ballmer durante a apresentação anual da companhia a analistas.
"Vamos vender como loucos e vamos promover esses produtos como loucos."
A Microsoft está irritada por a Apple ter vendido mais de 3 milhões de iPads desde o lançamento do aparelho, em abril, e está trabalhando com fabricantes de computadores como Acer, Dell, Toshiba e outras marcas para desenvolver produtos semelhantes acionados pelo Windows.

"Temos de batalhar ao máximo agora com nossos parceiros de hardware", disse Ballmer.
"Os novos aparelhos chegarão ao mercado assim que estiverem prontos. É a maior e mais urgente prioridade aqui. Ninguém vai dormir no ponto."

Os novos tablets serão acionados por chips Intel, disse Ballmer, o que serviu para negar os rumores quanto a um recente acordo de sua empresa com a ARM Holdings, empresa britânica de projeto de chips, no sentido de adotar a arquitetura que ela desenvolveu e que é usada no iPad e na maioria dos celulares inteligentes.

Uma nova linha de chips da Intel que deve sair no começo de 2011 dará ao mercado de tablets um grande impulso no ano que vem, disse Ballmer.
Funcionários da empresa exibiram novos celulares equipados com o Windows Phone 7 e fabricados por Samsung e LG, mas não permitiram que os aparelhos, ainda em estágio de protótipos, fossem fotografados.
Os aparelhos têm telas grandes sensíveis ao toque, incorporam o player de música Zune, programas de email e são capazes de se conectar a conteúdo disponível no Xbox Live, Facebook e outras redes.
Ballmer reconheceu que a Microsoft perdeu terreno no segmento de telefonia.
"É provavelmente justo dizer que temos muito trabalho a fazer", afirmou o executivo. "Não vai acontecer tudo em uma noite", brincou.
Quando perguntado o que aconteceria se o Windows Phone 7 não se tornar um sucesso, Ballmer respondeu: "Isso não vai acontecer", acrescentando que não há um plano alternativo.

Fonte: http://info.abril.com.br/

MTE esclarece dúvidas sobre ponto eletrônico


A portaria sobre o uso do ponto eletrônico entrará em vigor em agosto. A fiscalização começa no dia 26 do mesmo mês


SÃO PAULO – O ministério do trabalho esclareceu as principais dúvidas das empresas a respeito da portaria 1510/2009 que disciplina o ponto eletrônico.

Em seu site, o ministério explica que as pequenas empresas, entendidas como aquelas que possuem até dez empregados, estão desobrigadas de utilizar qualquer sistema de ponto, enquanto que companhias que têm mais de 10 empregados podem usar um dos dois outros sistemas permitidos: manual ou mecânico, de forma que, nesses caso, a utilização do sistema eletrônico é opcional.

Quanto à alegação das empresas e de algumas entidades com relação ao alto custo do Registrador Eletrônico de Ponto (REP), o MTE se defende dizendo que, ao pesquisar na internet, é possível encontrar o aparelho por R$ 2.850,00, preço, segundo o ministério, muito próximo de equipamentos anteriores que não possuíam nenhuma segurança quanto à manutenção da inviolabilidade e integralidade das marcações efetuadas pelos trabalhadores e que não emitiam o comprovante para o empregado.

O órgão afirma, ainda, que há mais de 66 modelos registrados no MTE, diversos em processo de registro e outros sob análise técnica, rebatendo a acusação de empresas e entidades contrárias ao novo equipamento, que diziam que os fabricantes não iriam conseguir colocar os produtos (REP) no mercado dentro do prazo.

O ministério do trabalho também afirma não haver qualquer exigência quanto ao trabalhador guardar o comprovante de registro do ponto eletrônico. O MTE diz que a portaria determina que o comprovante seja impresso e retirado pelo trabalhador, mas que guardar ou não o documento é uma decisão do funcionário.

Quanto à alegação de algumas empresas de que ficarão impedidas de controlar o acesso dos empregados às dependências da empresa pelo fato do REP ser exclusivo para o controle de jornada, o ministério esclarece que o equipamento não proíbe qualquer controles de acesso.

Segundo o órgão, a portaria 1510/2009 não afeta o poder diretivo do empregador sobre seu estabelecimento. Apenas trata exclusivamente do controle de jornada de trabalho. O acesso ao local de trabalho, seja por catraca eletrônica ou qualquer outro meio, por empregados ou qualquer pessoa, é determinado pelo poder diretivo do empregador sobre seu estabelecimento.

A portaria sobre o uso do ponto eletrônico entrará em vigor em agosto. A fiscalização começa no dia 26 do mesmo mês.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Intel desenvolve novo método para transmissão de dados


A Intel quer ser mais rápida. Cada vez mais rápida. Depois da Sandy Bridge, o novo chipset de processadores que ainda nem saiu de fábrica, a empresa de processadores quer ser mais veloz na transmissão de dados. A novidade é a transmissão por fótons, ou seja, por luz. É a chamada Light Peak.

A tecnologia, em fato, já vem sendo desenvolvida há um bom tempo, mas somente agora o conceito ganhou forma na mão dos engenheiros da Intel. O protótipo criado é capaz de transferir 6,25 GB por segundo – ou um filme em 720p em 1 segundo.

O funcionamento é basicamente uma conversão de luz em dados. Segundo a Intel, a velocidade alcançada pode ser até maior que a taxa atual, de 50 Gbps. A Light Peak seria uma substituta do USB 3.0 e poderia unir diversas portas de troca de dados em uma única.

A Intel promete que o conceito será desenvolvido, podendo alcançar até velocidades maiores. No entanto, a tecnologia não estará necessariamente disponível tão cedo. Abaixo, o diretor de pesquisas nessa área da Intel, Jason Ziller, exemplifica a Light Peak em um modelo maior de placa:

Fonte: http://info.abril.com.br/

Dados de usuarios do Facebook são expostos




SÃO PAULO – Um especialista de segurança na web usou um código de programação e conseguiu coletar dados de 100 milhões de perfis do Facebook.


Os dados foram coletados e publicados na internet. A intenção do pesquisador, Ron Bowles, com essa iniciativa, foi demonstrar os problemas de privacidade no site de rede social, segundo o jornal El Pais.

A lista chegou ao site de download Pirate Bay e foi compartilhada por cerca de mil internautas. O arquivo, que já está circulando na web com dados sobre os 100 milhões de usuários, inclui, ainda, um código de programação que Bowles usou para escanear o diretório da rede social.

De acordo com o periódico espanhol, o Facebook disse à inglesa BBC, por meio de um comunicado, que as informações contidas na lista estavam disponíveis antes do anúncio de Bowles em um diretório que inclui todos os usuários cujo perfil é ainda que parcialmente aberto.

Segundo afirmou o Facebook, as pessoas que usam a rede social são donas de suas informações e têm o direito de dividir o que eles querem, com quem eles querem e quando querem.

De acordo com analistas, ainda que essas informações estejam disponíveis a partir do diretório da rede social, agora elas estão organizadas em uma lista com os nomes e números de identificação, o que torna mais fácil a coleta endereços de e-mail ou dados sobre a localização geográfica dos usuários do Facebook, entre outras informações.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Tablet com Windows vai imprimir, diz Ballmer


Segundo o CEO da Microsoft, Windows para tablets está em fase final de ajustes


SÃO PAULO - O presidente da Microsoft, Steve Ballmer, está confiante na versão do Windows 7 que a empresa vem desenvolvendo para tablets.
Em conversa com analistas de mercado realizada ontem em Washington, nos EUA, Ballmer disse que a Microsoft está trabalhando duro para que o Windows 7 móvel seja um bom sistema operacional.

"Precisamos fazer as coisas acontecerem. No momento, estamos trabalhando com nossos parceiros de hardware a fim de ajustar o sistema operacional”, afirmou ele.

Segundo Ballmer, o principal diferencial do Windows 7 para tablets será que ele vai permitir ordenar impressões. “Muitas pessoas gostam de imprimir seus documentos, hoje e sempre”, disse ele.

Ballmer reconheceu o sucesso da Apple com o iPad dizendo que certamente eles venderam mais do que pretendiam. O executivo não determinou quando o novo sistema operacional deve estar disponível para os fabricantes.

O principal desafio em transformar o Windows 7 em um sistema operacional para tablets é adaptar a sua navegação baseada na combinação teclado + mouse em uma navegação sensível ao toque.
Fonte: http://info.abril.com.br/

sexta-feira, julho 30, 2010

Samsung dá força ao Wi-Fi em câmeras digitais


Para aqueles que sempre perdem o cabo da câmera ou não fazem a mínima ideia de onde o guardaram, está ganhando força a classe das câmeras com Wi-Fi. A ST80 é mais uma câmera digital da Samsung com Wi-Fi embutido, e ainda tem um design que lembra os netbooks redondos no formato “pebble”.


A câmera tem a capacidade de, via Wi-Fi, enviar fotos ou videos por e-mail no momento que foram feitas. Ou seja, nada de chegar em casa e esquecer de mandar as fotos para os seus amigos pelo PC. Se você estivesse perto de uma rede Wi-Fi, já daria para fazer isso no lugar e hora em que as clicou. Além dos e-mails, é possível mandar tudo para o Facebook, Picasa ou YouTube.

Apesar desses benefícios, o chato é não poder editar muito a foto antes de colocá-la na rede. Felizmente, a ST80 tem um recurso de “Cortar”, para, pelo menos, dar uma ajeitada. A tela grande de 3 polegadas, no estilo da Kodak Slice, ajuda no processo.

Sua resolução é de 14,2 megapixels e os vídeos vão até 720p a 30 fps. Ela tem zoom óptico de 3 vezes. Outro recurso é a possibilidade de, via DLNA, ver o conteúdo da câmera em HDTVs, porta-retratos digitais ou notebooks.

A chegada da câmera está programada para setembro nos Estados Unidos, por 250 dólares.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Compre um satélite por US$8 mil parcelado


SÃO PAULO - Empresa vende kit para satélites personalizados, com lançamento em órbita incluído, por US$8.239,00.


A Interorbital até mesmo parcela em duas vezes o pagamento, e aceita cartões de crédito, para quem estiver interessado em adquirir o chamado TubeSat.
O kit inclui os componentes estruturais do satélite, circuitos, componentes eletrônicos, células solares, baterias, transceptor, antenas, microcomputador e as ferramentas de programação.
Com isso, é possível construir um satélite capaz de emitir um sinal captado na Terra por receptores amadores de radio.
O produto em forma de hexadecágono (polígono de 16 lados) tem exterior de alumínio e pode ser programado para desempenhar diversas tarefas relativamente simples, como fazer imagens da Terra, medir o campo magnético do planeta ou as condições ambientais da atmosfera (pressão, temperatura), realizar rastreamento de animais, enviar e-mails, etc...
Os TubeSats serão colocados em órbita a 310 km, uma zona que propicia o decaimento da altitude, de forma que eles não contribuem para o acúmulo de lixo espacial. Após alguns meses, dependendo das atividades solares, eles re-entram na atmosfera e queimam.
Os lançamentos serão feitos com o IOS NEPTUNE 30 e estão programados para o início de 2011.

Motorola faz celular flip com QWERTY




Por que espremer um teclado QWERTY dentro de um celular flip? A ideia parece meio exótica, o que não impediu a Motorola de dar origem ao seu Motorola Rambler. Segundo a fabricante, ele se justifica pelos usuários que mandam muitas mensagens de texto.

O celular por enquanto só estará disponível pela loja Boost Mobile, nos Estados Unidos. O preço lá fora é razoável (99 dólares) e é possível que ele saia barato em reais, se um dia chegar aqui. Mas, apesar do sucesso de flips da Motorola em terras brasileiras, a aparência meio estranha desse modelo pode atrapalhar. Seu lançamento é dia 11 de agosto, lá fora.

O Rambler tem câmera simples de 1.3 megapixel, Bluetooth 2.0 e GPS. Ele acessa a internet e manda e-mails, mas não por 3G ou Wi-Fi, o que significa que seu teclado expandido pode ser mais útil nas mensagens de texto mesmo. As medidas são 5,6 centímetros de largura por 9 cm de altura e 1,7 cm de espessura. Com o teclado, ele acaba sendo um celular largo demais.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Robôs japoneses podem contar piadas


SÃO PAULO - Robôs capazes de conversar, encontrar óculos perdidos, desenhar aviões e brincar com crianças estão atraindo milhares de visitantes a uma exposição em Tóquio, enquanto o Japão tenta se adaptar às mudanças em sua sociedade.

Robôs como o Chapit, sensível ao som, respondem a perguntas simples e até mesmo trocam piadas com pessoas para ajudar os solitários a combater sua solidão e a manter a vivacidade na velhice.
"Muitas pessoas idosas vivem sozinhas, no Japão, e não têm com quem conversar", disse Kazuya Kitamura, representante dos organizadores da exposição. Os robôs de comunicação acompanham as pessoas e não se incomodam de ouvir sempre as mesmas histórias.
Embora o Chapit, um robô relativamente simples, tenha conseguido atrair um patrocinador empresarial, muitos pesquisadores, a exemplo de Kiyoshi Matsumoto, professor da Universidade de Tóquio, lutam para atrair patrocinadores para projetos mais dispendiosos.
O "Personal Mobility Robot", de Matsumoto, equipado com quatro câmeras e um sensor para reconhecer o centro de gravidade do usuário, foi projetado para ajudar os idosos a se movimentar sem a necessidade de apertar botões, usar joysticks ou mover uma cadeira de rodas tradicional.O robô também pode localizar óculos perdidos identificando-os por meio de um sensor."Desenvolvemos um robô capaz de ajudar muita gente, mas devido ao alto custo ainda não encontramos patrocinador", disse Matsumoto, acrescentando que o custo da máquina, caso produzida em massa, seria comparável ao de um carro compacto.
"No ambiente econômico atual, existem poucas empresas dispostas a investir em um projeto tão dispendioso", afirmou.
Outros robôs, como o premiado "DiGRO", podem ajudar pais ocupados que não tenham tempo para brincar com seus filhos.
O robô pode usar a Internet para localizar uma imagem simples e fazer desenhos, fazendo companhia às crianças enquanto os pais trabalham.
O Japão tem uma das sociedades que envelhece mais rápido no mundo, e o governo prevê que, até 2050, a proporção de pessoas com idade superior a 65 anos atingirá os 40 por cento.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Facebook implanta Questions


Função é uma combinação de Yahoo! Respostas e Formspring.me


SÃO PAULO - O Facebook divulgou hoje uma nova função chamada Questions. Com ela, os usuários poderão fazer e responder perguntas de outras pessoas.

A função pode ser classificada como uma mistura de Formspring.me e Yahoo! Repostas e estará disponível nas comunidades. Uma vez publicada, a questão será exibida para todos os usuários que fazem parte do grupo.
A função também vai permitir indexar imagens como fator ilustrativo. Para facilitar a pesquisa, elas serão divididas em categorias e classificadas por tags.

A função também vai contar com um botão para acompanhar as atualizações do tópico e um outro de “Next” para facilitar a navegação entre uma pergunta e outra.
O Facebook ressalta ainda que, caso o usuário não queira se expor, que use o sistema tradicional para troca de mensagens.
Segundo o comunicado do Facebook, a nova função vai entrar no ar para alguns usuários e deve ser ampliada de acordo com o seu feedback.

Fonte: http://info.abril.com.br

quinta-feira, julho 29, 2010

Nokia N97 mini Gold custa 2.249 reais


O dia dos pais está chegando, mas a Nokia vai levar às lojas um aparelho que tem muito mais a cara da sua mãe. Se ela sempre escolhe entre um celular e outro pela aparência e, além disso, ainda gosta de joias, com certeza vai apreciar o N97 mini Gold Edition. O aparelho é literalmente coberto de ouro e sai pela bagatela de 2.249 reais.

O N97 mini Gold Edition é uma edição limitada, pronta para chegar ao Brasil na primeira semana de agosto. Ela tem o mesmo interior e as especificações do N97 mini, mas se preocupa um pouco mais com a beleza – e talvez até tenha exagerado. Seu revestimento é feito com ouro 18 quilates e os acessórios vêm na mesma cor dourada. As compras serão feitas pela loja da Nokia.

Como se a Nokia soubesse que smartphones dourados tendem a agradar mais a mães e titias loucas por joias, a edição brasileira trará também um brinde com cara de mãe. Por essa você não esperava: ele vem junto com nada mais, nada menos que uma máquina de café Nespresso (modelo Essenza Automática C100 Black). Um aplicativo pré-instalado da Nespresso traz receitas, dicas sobre café e, pasmem, localizador de boutiques.

Caso você tenha em sua cabeça uma clara distinção entre joias e smartphones, a melhor opção é a versão normal do N97 mini, de 1.499 reais.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Panasonic apresenta filmadora de mão 3D acessível


Confirmando os boatos de que lançaria uma filmadora de mão 3D para consumidores como você e eu, a Panasonic deu à luz a HDC-SDT750. Bem, talvez para consumidores um pouco mais cheios de dólares que você e eu.

A câmera usa duas lentes unidas, as chamadas “3D Conversion Lens”. Elas captam o cenário em duas imagens separadas, como nossos olhos. Um sensor comum de 1080p fica encarregado de recebê-las. O problema disso é que as imagens, que serão posicionadas lado a lado, acabam dividindo a resolução. Por isso ficam com 960 por 1080 pixels cada uma. Nem tudo é perfeito, mas já é ótimo para começo de conversa. Sem as lentes de conversão 3D, que podem ser desencaixadas, dá para gravar vídeos em full HD sem problemas. A lente de baixo é uma Leica Dicomar, com zoom óptico de 12x, e sensor 3MOS.

Para visualizar os filmes, é claro, é necessário conectar a HDC-SDT750 a uma TV 3D. Rodar direto dos cartões SD/SDHC/SDXC em um Blu-ray player compatível com o formato AVHC é outra possibilidade.

A partir de outubro, a filmadora estará disponível por 1.399 dólares. Se pareceu caro, vale considerar que a outra filmadora 3D da Panasonic saía por meros 21.000 dólares no lançamento. Não há previsão para sua chegada ao Brasil, o que significa que, por enquanto, ainda teremos de nos contentar com a gambiarra de usar duas câmeras grudadas.

Aproveitando a oportunidade, a Panasonic também anunciou que está trabalhando em lentes intercambiáveis 3D para a linha G das câmeras digitais Lumix. Elas devem ter dois sensores ópticos, por isso fique empolgado, já que a tecnologia é novidade em lentes intercambiáveis. Como ainda estão em desenvolvimento, elas não têm uma data precisa para chegar às lojas. O previsto é antes do fim do ano.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Microsoft apresenta novo Office 2010


SÃO PAULO -A Microsoft apresentou hoje o novo Microsoft Office 2010 e seus pacotes.

A versão Home & Student, que inclui Word, Excel, PowerPoint e One Note, será vendida por 199 reais, com direito a três licenças.
Já a Home Business, que traz os quatro serviços citados mais o Outlook, sairá por 499 reais.
O pacote Professional, que inclui ainda o Access e o Publisher, vai custar por 1 399 reais. Ambas versões dão direito a apenas a duas licenças.
A Microsoft também anunciou a introdução da versão Starter, que conta apenas com Word e Excel (com menos recursos) e deve vir instalada em computadores Dell, Megaware, Itautec, Positivo e HP.
Quem comprou o Office 2007 depois do dia 5 de março tem até o dia 30 de setembro para fazer o upgrade online para o 2010 gratuitamente.
O novo Office 2010 traz, além de uma nova interface, uma série de inovações. Entre elas, estão a sincronização de arquivos com a nuvem, tradução automática de textos entre 16 idiomas e, ainda, melhorias no código fonte - que deixaram o desempenho e os recursos dos programas Word, OneNote, Excel, PowerPoint e Acess mais rápidos.
O Office 2010 começa a ser distribuído a partir de hoje em 5 mil pontos de vendas em todo o país.
Segundo a Microsoft, mais de 9 milhões de usuários em todo o mundo baixaram a versão beta do pacote. No Brasil, 260 mil pessoas fizeram o registro de suas versões.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Visível para poucos no Live Messenger




Recurso da versão beta permite ficar oculto para todos os contatos com exceção de uma ou outra pessoa

Um recurso interessante do Windows Live Messenger 2010 Beta é que você pode definir seu status como invisível para uma pessoa individualmente. Para fazer isso, clique com o botão direito do mouse sobre seu nome na lista de amigos e escolha Invisível Para Esta Pessoa. O que nem todo mundo ja percebeu é que é possível também fazer facilmente o contrário, ou seja, ficar invisível para toda a lista de contatos, com exceção de uma ou de algumas pessoas. Neste caso, defina seu status como invisível, clique com o botão direito do mouse sobre o contato e selecione, no menu que surgirá, a opção Online Para Esta Pessoa. Para desfazer esse arranjo, no entanto, não basta seguir o caminho inverso ou alterar o status para online usando a opção correspondente. Ao fazer a alteração, você notará na parte inferior da janela do Windows Live Messenger a notificação “Você está invisível para a maioria dos seus amigos”, seguida do link Online Para Todos. Clique nesse link para voltar à condição anterior.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Nasa congela telescópio para testes


SÃO PAULO – Em um laboratório especializado no meio do Alabama, a Nasa realizou testes criogênicos em seu telescópio espacial James Webb.

Os técnicos do Centro de Vôos Espacial Marshall, em Huntsville, completaram a bateria em seis espelhos de berílio do telescópio.
Durante os experimentos, os espelhos foram submetidos a temperaturas extremas de -248º C. Isso permitiu aos engenheiros medir com detalhes como sua forma muda ao serem resfriados a uma gama de temperaturas possíveis no espaço.
Isso ajuda a prever a eficácia do telescópio em capturar as fontes infravermelhas – algo fundamental para seu bom desempenho. Objetos quentes emanam luz infravermelha, ou calor, e os espelhos do Web foram projetados para refletir essas ondas – e, por isso, devem permanecer frios. Se o espelho estiver quente, a luz infravermelha de galáxias distantes pode se perder no brilho emitido pelo próprio espelho. Por isso, o telescópio irá operar em estado gelado ou criogênico, com -228º C.
O James Webb tem 18 espelhos que serão testados duas vezes: a primeira com a cobertura de berílio e, a segunda, com uma fina camada de ouro aplicada.
O telescópio espacial é considerado o substituto do Hubble e tem seu lançamento programado para 2014. Sua missão será encontrar as primeiras galáxias que se formaram no Universo, ligando o Big Bang ao surgimento da Via Láctea.

Fonte: http://info.abril.com.br/

quarta-feira, julho 28, 2010

Mouse se ajusta totalmente à mão do usuário


O minimalismo assola o design dos eletrônicos. A Apple dita a tendência de linhas arrojadas, poucos botões e aparelhos quase que esculpidos em uma única peça. Existe vida fora do “menos é mais”, até mesmo em aparelhos ditos triviais. Vide o exagero do R.A.T. 7, o mouse ciborgue.

O periférico é totalmente ajustável à mão, por isso a aparência robótica. Suas partes podem ser trocadas também de acordo com a necessidade do usuário — principalmente gamers que precisam da máxima precisão e usabilidade no mouse.

No processo de adaptação à mão, o tamanho do aparelho é o primeiro a mudar. Uma chave acoplada ao mouse ajusta facilmente a localização das peças, tais como o descanso do polegar. Se ainda assim o arranjo não satisfizer, ainda existem seis descansos sobressalentes, três para a palma da mão e três para o dedo mínimo.

O peso do monstrinho também é ajustável, assim como o índice de leitura, que chega a 5.600 dpi. Na parte de baixo, são dois feixes de laser que permitem essa leitura. Na parte de cima, são sete botões.
Pelo site oficial do gadget, é possível comprá-lo em apenas quatro países (Alemanha, EUA, França e Inglaterra). Com direito a uma embalagem respeitosa, ele custa 100 dólares. Um valor nada minimalista para um aparelho menos ainda.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Philips Fidelio, uma dock pra tremer o chão


Modelo DS9000, para iPod e iPhone, tem potência absurda para seu tamanho

A etiqueta indicando a potência de 100 watts já impressiona. Mas só ouvindo o som do Fidelio DS9000, da Philips, você tem ideia do barulho que essa dock para iPhone é capaz de fazer. Surpreendente pelo tamanho das caixas, ela toca as músicas do smartphone com excelente qualidade e sem distorcer, nem com volume altíssimo. A qualidade acima da média também é explicada pela construção em madeira e pela arquitetura inteligente do produto, vendido por módicos 2.999 reais.

Um sistema inteligente encarrega-se de jogar as frequências corretas para cada um dos tweeters e subwoofers, garantindo que não haja distorção. Uma caixa de cada tipo fica escondida atrás da casca de madeira, presente em todo bom amplificador. Por isso o equipamento é pesado, com 6,5 quilos. O buraco no meio não está ali de enfeite. Ele serve para melhorar a reverberação dos graves. A leve inclinação para cima ajuda a propagar o som exatamente na direção do ouvinte.

Na dock, existem controles apenas para volume. Um sensor acende as luzes do painel quando você chega perto do aparelho. As demais funções ficam no software Fidelio+, baixado na App Store gratuitamente. Ele tem um relógio com despertador e opções para ajustar a equalização. Existem alguns perfis prontos, mas também dá para alterar as cinco faixas de frequência manualmente. Vale a pena perder um tempo configurando a seu gosto, pois o desempenho pode melhorar muito.

O Fidelio DS9000 não tem player embutido – ou seja, só funciona com os tocadores da Apple ou com algum modelo alternativo, pela entrada P2. Também falta sintonizador de rádio FM e uma porta USB. Pelo preço, também não seria nada demais pedir conexão Wi-Fi para tocar músicas guardadas num micro da rede. Antes de comprar, é bom verificar se o modelo é compatível com seu iPhone ou iPod. No INFOLAB, ele funcionou com um iPhone 3GS, mas não com um iPod touch de primeira geração.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Asteroide pode atingir a Terra em 2182


SÃO PAULO - Sistema de monitoramento calcula que a probabilidade do asteroide (101955) 1999 RQ36´ atingir a Terra é a de uma em mil – sendo que mais da metade de suas chances correspondem ao ano de 2182.

Os dados foram revelados por um grupo internacional de cientistas que trabalham no monitoramento dos objetos próximos ao planeta.

O corpo celeste de 560 metros de diâmetro é parte da lista de Asteroides Potencialmente Perigosos (PHA) e foi descoberto em 1999. Sua órbita é conhecida graças a 290 observações diretas e 13 medições de radar – mas existe uma incerteza nela. Além da gravidade, seu caminho é influenciado pelo efeito da radiação do sol, uma vez que ele é um objeto relativamente pequeno.
Os cientistas calculam e estimam a probabilidade de impacto de asteróides pode meio de dois modelos matemáticos. O sistema chamado Neodys possui duas sedes, uma na Espanha e outra na Itália, e funciona da mesma maneira que a central da Nasa, que controla asteróides no seu Jet Propulsion Laboratory.

“O foco são previsões para os próximos 100 anos”, diz María Eugenia Sansaturio, co-autora do estudo e pesquisadora na Universidade de Valladolid, “mas começamos a perceber que alguns dos corpos não teriam impacto no próximo século, mas poderiam ter mais para frente”, diz ela, que trabalhou com cientistas da Universidade de Pisa, do JPL e do INAF-IASF, em Roma.

No site do projeto Neodys há uma lista com todos os objetos monitorados – e suas chances de impacto. “A menor probabilidade é 10^-11”, diz María. “Somente monitoramos para ver como a situação evolui. Talvez daqui a duas semanas tenhamos mais dados e possamos descartar um impacto”, diz.
A pesquisadora ainda ressalta que o objetivo da pesquisa não é gerar alarme, mas sim prevenir. “É uma questão de manter o olho neles”, explica. “Nunca se sabe quando um asteroide virá e quanto tempo teremos para tomar uma medida. Quanto antes, melhor”.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Estelionatário é preso pelo orkut


Acusado vendia celulares pelo Mercado Livre, mas não entregava

SÃO PAULO - Um homem foi preso ontem, em São Luis do Maranhão, acusado de praticar estelionato online.
Aurélio Adriano do Nascimento anunciava celulares no Mercado Livre a preços abaixo do valor do mercado. Após a venda, os produtos não eram entregues.

O homem fez tantas vítimas que até ganhou uma comunidade no orkut, a “Aurélio Adriano já te lesou?”, que conta com 121 membros. “Se você já foi vítima de alguma venda efetuada por Aurélio Adriano do Nascimento, de São Luís do Maranhão, por favor relate sua historia”, diz a descrição da página.
Foi por meio dela que a polícia iniciou as investigações até chegar a Nascimento. Depois da prisão, mais de 30 vítimas procuraram a delegacia de São Luís. Nascimento também possui registros de reclamação contra ele em sites como o Reclame Aqui e fóruns da web. Ele já havia sido preso no ano passado no Piauí pela mesma prática.
A Polícia pediu a quebra do sigilo bancário de Nascimento para saber quanto ele arrecadou com o golpe nos últimos anos. Adriano possui inquéritos contra ele nos Estados do Piauí, Paraíba, Distrito Federal e Maranhão.

Fonte: http://info.abril.com.br/

USP cria MBA em Gestão de Inovação em TI


Curso abordará assuntos relacionados ao meio ambiente, desenvolvimento social e econômico

SÃO PAULO – O Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores da Escola Politécnica da USP criou um MBA em Gestão Sustentável de Inovação em Tecnologia.
O curso visa oferecer formação mais ampla a executivos e gestores de TI, no que se refere a aspectos éticos, sócio-políticos e ambientais a serem considerados no contexto de inovação tecnológica dos negócios por eles geridos no Brasil e no mundo.
Serão abordados assuntos relacionados ao meio ambiente, desenvolvimento social e econômico. O programa do curso é organizado nas seguintes áreas:
- Inovação Tecnologia Sustentável: apresenta conceitos tecnológicos presentes no dia a dia de um gestor de TI com a visão de sustentabilidade, como o uso racional de recursos de um datacenter, TI verde, soluções de TI com bases sustentáveis, além de discutir a sustentabilidade como fator de inovação e propulsor de novos negócios;
- Conhecimento Humanístico: aborda o papel do humano em um contexto mais tecnológico e apresenta bases para um posicionamento mais ético e responsável socialmente de um gestor de TI. Discute-se desde políticas públicas definidas para a área de TI até aspectos relevantes de uma liderança diferenciada voltada para sustentabilidade;
- Gestão: trata de temas que vão desde o desenvolvimento e a execução de um Planejamento Estratégico voltado para indicadores de sustentabilidade, sejam eles ambientais, sociais e financeiros, até a gestão de carreiras.
Todas essas áreas serão tratadas sob óptica de sustentabilidade. Para tanto, é oferecido, inicialmente um módulo de Introdução à Sustentabilidade (carga horária: três curso de 15h cada).
Os demais módulos do programa terão os seguintes cursos:

Área de Inovação Tecnológica Sustentável (carga horária: 195 horas)

Fonte: http://info.abril.com.br/

terça-feira, julho 27, 2010

Falta de telas pode atrasar iPad no Brasil


Previsão de presidente da Claro pode se estender com balde de água fria do CEO da LG Display

SÃO PAULO - A dificuldade da LG Display em atender a alta demanda de telas para iPad pode retardar o lançamento do gadget em alguns países, incluindo o Brasil.
"A demanda (da Apple) continua a crescer e não seremos capazes de atendê-la plenamente. A Apple pode ter que retardar o lançamento do iPad em alguns países devido à escassez de componentes", afirmou o presidente da LG Display, Kwon Young-soo.
No último dia 23, a Apple colocou o iPad à venda em mais nove países: Áustria, Bélgica, Hong Kong, Irlanda, Luxemburgo, México, Holanda, Nova Zelândia e Singapura.

Originalmente lançado nos Estados Unidos, em abril, o iPad foi ofertado na Inglaterra, Austrália, Canadá, França, Japão, Alemanha, Itália, Espanha e Suíça no dia 28 de maio.
No total, 19 países já comercializam o tablet da Apple.

À INFO, o presidente da Claro, João Cox, disse que o iPad 3G será vendido no Brasil a partir de outubro. Porém a declaração foi dada antes do anúncio de Kwon. A Apple ainda não se pronunciou sobre o lançamento oficial do tablet no Brasil.

Desde que foi lançado, o iPad já vendeu cerca 3,47 milhões de unidades.

http://info.abril.com.br/

Uma caneta não só para o papel


Foi-se o tempo em que canetas especiais vinham com emissores de laser. A Echo se autodenomina uma smartpen, com direito a processador ARM 9, tela de OLED e capacidade de armazenamento de 4 GB a 8 GB.

Outras características da caneta são uma bateria de lítio, entrada microUSB, alto-falante e microfone embutidos, saída de áudio P2 e tubo de tinta recarregável — afinal, ela também escreve.
Além de escrever, a Echo grava suas anotações e permite que elas sejam transferidas para o computador ou diretamente para uma rede social conectada ao gadget. Uma nova versão do sistema operacional será liberada até novembro e fará da caneta uma stylus turbinada, com todas as suas funções também em touchscreens.

Com esse poderio todo, a caneta não é pequena. Ela tem 16 centímetros (pouco mais que uma Bic). Outra coisa que pode incomodar é o preço: fabricada pela LiveScribe, ela custa 170 dólares (4 GB) ou 200 dólares (8 GB).

Fonte: http://info.abril.com.br/

Mais 17 países receberão o iPhone 4 nesta sexta-feira


A Apple anunciou hoje que lançará o iPhone 4 em mais 17 países nesta sexta-feira, 30 de julho. São eles: Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Finlândia, Hong Kong, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Nova Zelândia, Singapura, Espanha, Suécia e Suíça.

O iPhone 4 poderá ser encontrado tanto em Apple Retail Stores oficiais quanto em lojas e revendas autorizadas da empresa.

Esses 17 países juntam-se aos 5 da primeira leva: Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França e Japão. Nessas nações, o produto é comercializado em versões de 16GB (US$200) e 32GB (US$300), por enquanto apenas na cor preta.

A Apple confirmará a próxima leva de países a receber o iPhone 4 em breve. Ainda não acreditamos que o Brasil estará nela, infelizmente, e sim somente no final de setembro

Leia mais: Mais 17 países receberão o iPhone 4 nesta sexta-feira MacMagazine


Fonte: http://macmagazine.com.br/

Diploma de tecnólogo vale em concurso e pós


Segundo o MEC, os cursos superiores de tecnologia representam 16% da oferta de graduação no país

SÃO PAULO - O diploma de graduação dos tecnólogos tem validade para participação em concursos públicos, esclarece o ministério da educação.
O diploma desta modalidade de curso superior em tecnologia também é válido normalmente para quem pretende dar continuidade aos estudos, por meio de programas de pós-graduação lato sensu (especialização e MBA) e stricto sensu (Mestrado e Doutorado), garante o MEC.
existência de muitas dúvidas entre os graduandos sobre a validade do documento obrigou o ministério a esclarecer o assunto.
“Não há restrição legal quanto ao tecnólogo fazer pós-graduação”, ressalta o coordenador de regulação da educação profissional e tecnológica do MEC, Marcelo Feres. “É preciso ter em mente também que o egresso pode dar continuidade aos estudos, independentemente de títulos acadêmicos”, esclarece.
O que é Tecnólogo

A exemplo dos cursos de bacharelado e licenciatura, os cursos superiores de tecnologia, que formam os chamados tecnólogos, têm como requisito para o seu ingresso a conclusão do ensino médio.
A diferença é que bacharéis e licenciados recebem uma formação mais generalista, enquanto os tecnólogos obtêm especialização profissional em áreas específicas.
diploma-de-tecnologo-vale-em-concurso-e-pos-26072010-6
Outra diferença se refere à duração do curso. As graduações tradicionais levam de quatro a seis anos para serem concluídas, ao passo que os cursos superiores de tecnologia têm curta duração (em média, dois anos), o que acaba sendo um atrativo para os estudantes interessados em ingressar mais rapidamente na vida profissional.
Voltados para a formação especializada, os cursos superiores de tecnologia representam 16% da oferta de graduação no país, de acordo com o ministério da educação.
Os cursos tecnológicos existem no Brasil desde a década de 60 do século passado. Nos últimos anos, a procura aumentou. O número de alunos matriculados cresceu, entre 2002 e 2008, de 81,3 mil para 421 mil, segundo dados do censo da educação superior.
Entre os cursos mais procurados estão os de gastronomia, automação industrial, análise e desenvolvimento de sistemas, radiologia e gestão de recursos humanos.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Barco de garrafas PET cruza Pacífico

Plastiki chega a Sydney por volta do meio-dia, horário local

SÃO PAULO - Após 130 dias e mais de 20 mil km, o Plastiki finalmente completou sua travessia do oceano Pacífico e chegou hoje em Sydney, Austrália.
Os dez tripulantes saíram de São Francisco, nos Estados Unidos, e chegaram ao outro lado do mundo a bordo de um veleiro catamaran de 20 metros de comprimento feito de garrafas PET e outros materiais recicláveis e reciclados.
Elaborado pelo ecologista David de Rothschild, inglês descendente da famosa família de banqueiros, o projeto Plastiki é uma tentativa de chamar a atenção das pessoas para o problema do lixo no planeta.
Provando que é possível reutilizar materiais que iriam parar no lixo, a equipe contratada por ele projetou um sistema de flutuação com 12 mil garrafas de dois litros presas ao casco. Preenchidas com apenas 12 gramas de gelo seco, elas garantem que a estrutura, de plástico reciclável, não afunde na água.
Os mastros são feitos de canos de alumínio reciclado, enquanto as velas são fibras de um tipo de PET. As cabines também são feitas de plástico reciclável e são removíveis, podendo ser usadas como estruturas em terra firme.
Enquanto o teto do barco recolhe água da chuva para uso em banho, turbinas eólicas, painéis solares e duas bicicletas ergométricas adaptadas para exercícios da tribulação gerarão energia.
O barco foi a casa para10 membros da expedição nesses quatro meses (Jo Royle, David Thomson, David de Rothschild, Olav Heyerdahl, Graham Hill, Luca Babini, Matthew Grey, Max Jourdan, Singeli Agnew e Vern Moen).
Entre os locais visitados, está a passagem pelo grande depósito de plástico do Pacífico (Great Pacific Garbage Patch), uma região gigante de acúmulo do material logo abaixo da superfície do oceano।

segunda-feira, julho 26, 2010

Celulares inteligentes podem se tornar novo acessório de guerra


Os celulares inteligentes podem ajudar na localização do inimigo


ReduzirNormalAumentarImprimirOs celulares inteligentes podem se tornar a próxima arma no arsenal de batalha dos Estados Unidos, à medida que as companhias do setor de defesa tentam aproveitar o uso rapidamente crescente de sofisticados aplicativos móveis.
A Raytheon, que produz o sistema de mísseis antiaéreos Patriot, está desenvolvendo um software que permitirá a um soldado localizar inimigos em suas imediações usando um celular equipado com o sistema operacional Google Android.
O software terá capacidade suficiente para receber imagens aéreas de um satélite ou avião não tripulado, e em seguida se concentrar em detalhes como placas de automóveis ou traços faciais de uma pessoa.
"Estamos tentando tirar vantagem da tecnologia dos celulares inteligentes e adaptá-la à necessidade dos soldados no campo de batalha", disse Mark Bigham, vice-presidente de soluções de defesa e missões civis na Raytheon, em entrevista à Reuters.
Até o momento, a Raytheon já adicionou seu software a aparelhos produzidos por Motorola e HTC. O Google vem colaborando para que a empresa ganhe acesso e compreenda sua plataforma Android, que concorre agressivamente com a plataforma iOS, criada pela Apple para o iPhone.
"O Google nos ajudou a expandir os limites do celular", disse Bigham, acrescentando que a gigante da internet norte-americana deve se beneficiar financeiramente assim que o Raytheon Android Tactical System (RATS) chegar ao mercado de defesa.
O exército dos Estados Unidos é um possível comprador do software e algumas equipes das forças especiais norte-americanas testaram o produto e assessoram a Raytheon, segundo Bigham, que acrescentou que as forças armadas indianas também poderiam ser um grande mercado para a companhia.
Os celulares, dotados de telas sensíveis a toque coloridas, custariam cerca de US$ 500, o que se equipara aos modelos desbloqueados de celulares inteligentes, mas a Raytheon responderia pelo software de cifragem e pelo sistema de comunicação necessários ao funcionamento do aplicativo em áreas remotas e onde não exista sinal celular.
O software também permitirá aos soldados interagirem entre si como contatos de um comunicador de mensagens instantâneas. Com isso, eles poderão acompanhar os movimentos de colegas no campo de batalha e identificar potenciais inimigos.
Bigham afirmou que um software de reconhecimento de identidade será instalado nos aparelhos, permitindo que somente usuários selecionados previamente os utilizem. O sistema GPS também permitirá que os militares acompanhem cada aparelho durante as missões.

Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/

De robôs a mísseis, Irã desenvolve tecnologia própria


O presidente do irã, Mahmoud Ahmadinejad, observa o robô na apresentação

ReduzirNormalAumentarImprimirAlexandre Rodrigues

No ano 53, sete legiões romanas, no total de 50 mil homens, marcharam pela Mesopotâmia para conquistar a Pérsia. No comando, Marco Licínio Crasso, general que, entre outras façanhas militares, esmagara a revolta dos escravos liderada por Espártaco. Mas, apesar da superioridade militar, os romanos abandonaram a tática e tentaram simplesmente vencer. Foram esmagados e quase todos, inclusive Crasso, mortos. É a origem da expressão "erro crasso".
A memória desta batalha é a inspiração para Surena-2, o segundo robô humanoide iraniano apresentado pelo governo de Mahmoud Ahmadinejad no último final de semana. Surena foi o nome do guerreiro que ajudou a derrotar os romanos. Também é um exemplo do que a crise nuclear e o bloqueio internacional costumam esconder: a tecnologia iraniana.
Sob sanções da ONU e com restrições de acesso à tecnologia ocidental, o país desenvolveu a sua própria - não apenas em robótica como em células-tronco, clonagem e satélites, além de seu polêmico programa nuclear.
Lançamentos de mísseis militares costumam ser noticiados no exterior, mas o país também desenvolve modelos civis. Na última semana de agosto deverá ser lançado o satélite Rasad 1, saudado pelo governo como a "mais nova" realização em tecnologia espacial.
Não que o bloqueio não tenha efeitos. Em praticamente todo o setor tecnológico é possível encontrar queixas. Limitação de importação de equipamentos, restrição à venda de produtos e falta de investidores são os mais comuns. A repressão política é outro impedimento. Twitter e Facebook são bloqueados. O Google também enfrenta restrições no país.
Mas limitações internacionais existem desde a chegada dos aiatolás ao poder, em 1979. E o governo investiu em educação não apenas para enfrentá-las como para usar a tecnologia como propaganda política.
Havia apenas 100 mil universitários no país antes da revolução islâmica, em 1979. Hoje em dia são 2 milhões. Cientistas iranianos pesquisam, por exemplo, a produção de energia nuclear com o uso de laser em vez de material radioativo. Em 2006, o Irã anunciou que pela primeira vez havia clonado uma ovelha, Royana, que morreu em fevereiro deste ano.
Também este ano médicos iranianos realizaram o primeiro transplante humano de traquéia. Se não esteve na Copa do Mundo, numa Olimpíada Internacional de Astrofísica e Astronomia, em 2009, a equipe iraniana teve destaque: ficou em primeiro lugar, com quatro medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze.
Robôs em evidência
Surena-2 pode andar e recebe comandos por controle remoto, mas, apesar das características humanoides, não tem visão ou fala. Mede 1,6 m e pesa cerca de 45 kg, sendo capaz de realizar 12 movimentos com as pernas e oito com os braços. Parece uma versão menos evoluída - e bem acabada - de Asimo, o robô da Honda.
Desenvolvimento de robôs é um dos projetos perseguidos pelo governo iraniano nos últimos anos. Surena-2 é o primeiro robô iraniano capaz de andar e criado com tecnologia do país. Surema-1, apresentado em 2008, apesar de humanoide, movia-se sobre rodas. Segundo a TV estatal, os engenheiros ainda trabalham na capacidade de visão para a próxima geração de robôs.
Vinte engenheiros e estudantes da Universidade de Teerã participaram do projeto. No total, foram mais de dez mil horas de trabalho da equipe. "Tais robôs são desenvolvidos para serem usados em trabalhos sensíveis ou difíceis para uma pessoa", explicou a agência Gulf News.
Nos jogos, inimigo é o Ocidente
Para quem pensa que por se tratar de um país muçulmano são proibidos videogames, uma surpresa: ainda que o Irã esteja longe de ser um grande mercado, há dezenas de milhares de pessoas envolvidas na produção de jogos locais.
Nos anos 80 e 90, enquanto a Turquia e Israel eram os dois únicos países do Oriente Médio com uma indústria de videogames, no Irã empresas criavam jogos caseiros que quase só eram usados pelos fãs locais.
As restrições internacionais e a forte repressão política mantida pelo governo são um desafio aos programadores, mas nos últimos anos a indústria de games iraniana começou a se destacar. "A parte mais fascinante? Alguns jogos são muito bons", elogiou o site True/Slant.
É criação de programadores iranianos o popular - no Oriente Médio - "Special Operation 85: Hostage Rescue", jogo de combate em que tropas do país precisam resgatar dois cientistas nucleares sequestrados e combatem israelenses e americanos durante a missão.
Outro destaque é "Quest of Persia", série de videogames baseada na mitologia persa e na história do Irã e considerada o maior sucesso da indústria iraniana. A primeira versão foi lançada em 2005. A atual tem gráficos 3D. Como em muitos jogos do Ocidente, não poupa violência e sangue.
A Fundação Nacional de Jogos para Computador do Irã participou, em 2009, da Gamescon, feira de videogames em Colônia, na Alemanha. Espera-se que, apesar do boicote, os primeiros games iranianos estejam à venda na Europa ainda este ano.

Fonte: http://tecnologia।terra.com.br/

PC "tudo em um" 3D chega ao mercado em agosto


O PC tem capacidade de mostrar imagens e vídeos em 3D


ReduzirNormalAumentarImprimirA fabricante taiwanesa MSI lança em agosto seu primeiro PC 'tudo em um' com capacidade de mostrar imagens e vídeos em 3D. Segundo a companhia, o Wind Top AE2420 3D será uma máquina importada em pequenas quantidades.

O Wind Top AE2420 3D foi apresentado pela primeira vez durante a Cebit, em março, na Alemanha, e fez sua estreia na Ásia durante a Computex Taiwan, em maio. A máquina tem uma tela LED de 24 polegadas em alta definição (1080p, 120 Hz) sensível ao toque. Para os efeitos 3D, o Wind Top vem com óculos do tipo "shutter" (que têm uma cortina que abre-e-fecha para controlar as imagens mostradas para cada olho).

As configurações incluem processador Intel Core (i3/i5/i7) e uma placa de vídeo dedicada ATI Mobility Radeon HD5730, compatível com DirectX11, assim como um software que converte conteúdo 2D para 3D. O preço do AE2420 3D não foi divulgado, e a máquina deve chegar ao varejo já em agosto.

Fonte: http://tecnologia।terra.com.br/

TV com PC integrado sai até o final do ano


Além da nova linha de celulares que chegam às lojas até o final do ano, a CCE apresentou hoje um projeto de TV com processador Intel Atom integrado para acessar a internet, ver vídeos e utilizar recursos online. Chamada de TV+, seu projeto foi feito totalmente no Brasil.

O produto, ainda em fase de testes, terá versões com tela de LCD em tamanhos de 32 e 42 polegadas, com teclado e mouse ou teclado com touchpad para uso no sofá da sala. Segundo a CCE, a TV+ roda uma variante de Linux desenvolvida pela empresa, assim como aplicativos como navegador Firefox, Skype, Twitter, YouTube e MSN.
Segundo Rogério Fleury, diretor de projetos da CCE Info, haverá um repositório de aplicativos para download na TV, que pode ter versões com e sem disco rígido, além da possiblidade de conectar um HD externo ao equipamento. A conectividade se dá por conta de uma entrada de rede LAN na parte traseira da TV+ e por um módulo sem fios.
Para "meados de 2011", diz Fleury, estão nos planos da CCE uma versão da TV+ rodando Windows. O preço sugerido do modelo com Linux não foi revelado, mas Fleury estima que deve ficar em torno de R$ 1,5 mil, similar a um televisor LCD com o mesmo tamanho de tela hoje no mercado.

Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/

Dispositivo USB promete ser indestrutível


O XtremKey pode aguentar um peso de 10 toneladas


ReduzirNormalAumentarImprimirO dispositivo de memoria USB XtremKey, da LaCie, foi construído com uma capa que promete ser impenetrável. Com capacidade de 8GB a 64GB, o aparelho aposta na resistência como característica principal.

De acordo com a fabricante, a memória USB suporta um peso de 10 toneladas e temperaturas que variam entre -50°C e 120°C mantendo a mesma performance. Para ver o vídeo de testes do dispositivo acesse http://bit.ly/bEDoU8 .

O XtremKey é construído com zamac, uma liga metálica composta de zinco, alumínio, magnésio e cobre, que é extremamente resistente. O valor do dispositivo é de US$ 49,90, cerca de R$ 87.

Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/

domingo, julho 25, 2010

Computadores poderão elaborar hipóteses


SÃO PAULO – De acordo com um artigo, publicado na edição desta sexta-feira (23/7) da revista Science, em breve os computadores serão capazes de gerar hipóteses úteis sem ajuda dos humanos.

Segundo James Evans e Andrey Rzhetsky, da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, o fato é que os computadores estão se tornando cada vez menos dependentes de seus criadores.
“Com base em abordagens de inteligência artificial, programas de computadores estão se tornando cada vez mais capazes de integrar conhecimento publicado com dados experimentais, de buscar por padrões e relações lógicas e de permitir o surgimento de novas hipóteses com menos intervenção humana”, disseram.
Segundo eles, novas e poderosas ferramentas computacionais entrarão em cena na próxima década para conduzir experimentos maiores e mais complexos, permitindo um grande avanço em áreas como física, química, biomedicina e ciências sociais.
“No passado, abordagens computacionais foram mais bem-sucedidas em sistemas pequenos e bem definidos do que em maiores, menos conhecidos e mais complexos. A explosão de dados de experimentos de alto desempenho, entretanto, tem apresentado aos pesquisadores sistemas muito complexos”, disseram.
“Encarar esse volume de dados com questões tão grandes quanto em escala e complexidade será crítico porque, como disse Mark Twain, ‘você não pode depender de seus olhos quando sua imaginação está fora de foco’”, destacaram os autores.
O artigo Machine Science, de James Evans e Andrey Rzhetsky, pode ser lido por assinantes da Science em http://www.sciencemag.org/

Fonte: http://info.abril.com.br/

Ladrões procuram vítimas em redes sociais


SÃO PAULO - Uma pesquisa realizada com 50 criminosos britânicos pela companhia de segurança More Than revelou que 12% deles usam redes sociais como Twitter e Facebook para procurar por vítimas em potencial.

A justificativa é que nesses sites muitos usuários publicam seus endereços, além de detalhes completos de onde estão e para onde vão.
Conforme o levantamento, 68% dos criminosos, independentemente do meio, coletam informações sobre a rotina de suas vítimas antes de praticar um crime. "Usando o Facebook ou o Twitter para se gabar sobre uma grande noite ou sobre férias em Barbados pode impressionar amigos e colegas, mas é o suficiente para dar a ladrões experientes tudo o que eles precisam saber", disse Pete Markey, um porta-voz da More Than, ao jornal The Telegraph.
"Antigamente você podia comprar informações de um carteiro ou de um entregador de leite sobre quem estava fora de casa nos feriados. Agora as pessoas estão online dizendo se estão indo ao aeroporto, se estão tomando café, sobre tudo", explicou à mesma publicação Richard Taylor, um ex-criminoso que hoje é pastor. "Sempre digo que o Facebook diz que você tem 900 amigos, mas que não é verdade. Você tem um amigo e 899 pessoas que vagamente o conhecem".
"Por favor, me roube"
No início deste ano, um grupo de holandeses criou um site para alertar as pessoas justamente sobre esse risco apontado pela pesquisa. O site Please Rob Me ("por favor, me roube", em português) agregava todas as informações de pessoas que estavam fora de casa e que comunicavam isso no Foursquare.
A ideia, segundo os responsáveis, não era efetivamente servir de fonte de informações para ladrões, mas conscientizar os internautas de que mensagens aparentemente inofensivas podem ser perigosas se divulgadas publicamente. O serviço atualmente está desativado.

Fonte: http://info.abril.com.br/

YouTube começa a receber vídeos para filme


Longa será como uma "cápsula do tempo", segundo um dos diretores

SÃO PAULO - O YouTube começa hoje a receber contribuições para o projeto “Life in a Day”. Segundo o site, esse será o primeiro longa-metragem gerado online por usuários da rede.
Para participar, basta o usuário filmar qualquer cena do seu dia e fazer o upload do vídeo.
Segundo Kevin MacDonald, um dos diretores do projeto e vencedor do Oscar pelo documentário "Um Dia em Setembro", o longa será “como uma cápsula do tempo para ser analisada daqui a 20, 30 ou 50 anos”. Ridley Scott, diretor de "Blade Runner" e "Robin Hood", será o responsável pela produção executiva.
A equipe explica que pode ser filmada qualquer coisa, em qualquer idioma, e sem limites de tempo. Para evitar problemas com direitos autorais, no entanto, são proibidas imagens de marcas comerciais e utilização de trilha sonora.
Todos os usuários que tiverem imagens aceitas terão seus nomes nos créditos do filme. 20 deles irão para Sundance para participar do lançamento.
Os vídeos devem ser gravados apenas no dia 24 de julho, mas poderão ser enviados para o canal "Life in a Day" no YouTube até o dia 31. Para enviar seu vídeo, basta acessar o endereço http://www.youtube.com/lifeinaday clicar na opção Enviar.
“Life in a Day” está programado para estrear no Festival de Sundance, nos Estados Unidos, em janeiro de 2011. O longa também será exibido no YouTube.

Fonte: http://info.abril.com

Anatel divulga regras para TV a cabo


Novas regras devem ampliar o número de operadoras no mercado

BRASÍLIA – A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou ontem as orientações para a concessão de outorgas para prestadoras de serviço de TV a cabo. Quem já tiver feito pedido de habilitação deverá indicar a área de prestação do serviço e ratificar a requisição em até 60 dias após ser notificado.
Há dois meses, o Conselho Diretor da Anatel suspendeu a limitação ao número de prestadoras de TV a cabo e determinou a retomada do processamento dos mais de mil pedidos de outorga em tramitação na agência, bem como de eventuais novos pedidos que forem protocolados. Segundo as regras divulgadas hoje, o preço de referência para a outorga será de R$ 9 mil.
Os pedidos devem ser encaminhados à Gerência de Licitações da Anatel, e nenhuma solicitação será deliberada em definitivo pelo Conselho Diretor antes da decisão final da agência sobre a Proposta de Alteração do Planejamento do Serviço de TV a Cabo, que está em análise e vai estabelecer os critérios definitivos para a outorga do serviço.
A nota divulgada hoje pela Anatel diz que a análise da documentação de habilitação dos pedidos “observará a legislação vigente à época, bem como os condicionamentos existentes nos Contratos de Concessão de serviços de telecomunicações celebrados com a Anatel”.

Fonte: http://info.abril.com.br/

TSE testa transmissão via satélite

BRASÍLIA – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) testou hoje (23), com êxito, a transmissão de dados via satélite que será usada em 1.500 pontos considerados de difícil acesso nas eleições de 2010.
O presidente da corte, Ricardo Lewandowski, fez o teste pessoalmente em uma escola flutuante na comunidade de Catalão, localizada a 25 quilômetros de Manaus.

A transmissão via satélite será usada em locais distantes pelo menos três horas das capitais dos estados ou de um centro de transmissão de dados. Um computador portátil e uma antena são usados no processo. Nos locais onde não há energia elétrica, serão usadas urnas movidas a bateria.
"A Justiça Eleitoral tem esse grande papel de incluir o cidadão brasileiro no processo político. Por mais remota que seja a comunidade, por mais afastado que esteja o eleitor, nós vamos buscar esse voto”, ressaltou o ministro Ricardo Lewandowski.

Fonte: http://info।abril.com.br/

sábado, julho 24, 2010

BP suspende escavações no Golfo do México


SÃO PAULO - Com o apoio do governo americano, a empresa British Petroleum suspendeu temporariamente as escavações de um poço de alívio no Golfo do México.

As atividades foram interrompidas, segundo comunicado da empresa, devido a potenciais problemas com o tempo.
A aproximação da tempestade tropical Bonnie deve suspender, por tempo indeterminado, as escavações no poço MC252 – aonde ocorreu a explosão da plataforma de petróleo no dia 20 de abril.
O poço que vinha vazando desde o dia do acidente está fechado há uma semana, quando um sino temporário de contenção foi instalado. Esta solução, no entanto, não deve agüentar para sempre as fortes pressões do material – e a única saída para conter de vez o vazamento é escavar um poço de alívio na região.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Apple adia chegada do iPhone 4 branco


Em comunicado, Apple afirma que fabricar a versão branca do iPhone 4 se provou surpreendentemente difícil

NOVA YORK - Os consumidores não poderão botar as mãos na versão branca do iPhone 4 da Apple até o final do ano, afirmou a empresa nesta sexta-feira, admitindo que fabricar o modelo se provou surpreendentemente difícil.
A empresa, em breve comunicado, disse que o iPhone 4 preto não foi afetado. Já para a versão branca, a Apple afirmou que a "fabricação do modelo é mais difícil do que o estimado a princípio".
A companhia não detalhou mais no comunicado ou precisou datas nas quais a versão branca estará disponivel.
O novo iPhone já criou uma série de dores de cabeça para a Apple, a maior sendo a sugestão de que o design do aparelho é falha e gera problemas na recepção de sinal.
Em rara entrevista coletiva à imprensa na semana passada, o presidente da companhia, Steve Jobs, anunciou oferta de capas gratuitas para resolver as reclamações de recepção do aparelho.

Fonte: http://info.abril.com.br

87% dos usuários do país usam redes sociais


Números colocam o Brasil na décima posição no ranking dos países que mais acessam sites como Orkut, YouTube e Twitter

SÃO PAULO - Um estudo divulgado nesta sexta-feira (23) pelo Ibope, em parceria com a Worldwide Independent Network of Market Research (WIN) mostra que 87% dos internautas brasileiros acessam redes sociais.
O número pode crescer ainda mais já que 20% da população diz pretender entrar nesses sites num futuro próximo.
Os números colocam o Brasil na décima posição entre os países que mais acessam sites como Orkut, YouTube, MSN, Twitter, Facebook e LinkedIn. Conforme o Ibope, o ranking é liderado pela Índia, onde 100% dos que têm acesso à internet usam redes sociais. Os demais países que integram a lista, em ordem, são Sérvia, Coréia do Sul, Rússia, Espanha, China, Turquia, Romênia e Itália.
Para chegar às estatísticas, foram ouvidas 28.944 pessoas em 27 países. Entre os brasileiros, 33% declararam que acessam redes sociais por motivos profissionais. O índice é superior ao da média mundial, que está em 25%. A grande maioria dos brasileiros é levada para esses sites por razões pessoais (83%).
Ainda de acordo com a pesquisa, as principais atividades desenvolvidas nas redes sociais são ver mensagens/navegar (98%), conversar (76%) e atualizar o próprio perfil (76%).

Fonte: http://info.abril.com.br/

Destroço chinês ameaçaria Estação Espacial


SÃO PAULO - Destroços de um satélite bombardeado pela China em 2007 podem ameaçar a Estação Espacial Internacional.

O satélite meteorológico chinês Feng Yun 1C foi destruído propositalmente por um míssil.
Agora, segundo informações da AFP, um oficial russo teria afirmado que os astronautas já foram alertados para uma possível fuga. Se for comprovado que os restos estão em rota de colisão com a ISS, os seis tripulantes estão orientados a entrar nas duas naves russas Soyuz, atracadas na estação.
A Agência Interfax cita um oficial russo ao descrever a rota dos detritos como perigosa, dizendo que seria tarde demais para tentar manobrar a ISS. No entanto, a porta-voz da NASA, Kelly Humphries, disse que os detritos estão sendo monitorados, mas que sua distância da ISS é significativa.
A destruição do satélite chinês em 2007 despertou críticas em todo o mundo, e Pequim foi condenada pelo risco de se criar detritos perigosos no espaço.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Claro chega perto de 47 milhões de clientes


João Cox, presidente da Claro: a receita líquida total da Claro atingiu R$ 2,9 bilhões no 2º trimestre, aumento de 3,5% em relação ao mesmo período em 2009


SÃO PAULO - A América Móvil, controladora da Claro, divulgou hoje os resultados da operadora no segundo trimestre deste ano.
A base de clientes da Claro teve crescimento de 15,8% em relação ao mesmo período em 2009. Ao final de junho, a carteira de clientes da empresa chegou a 46,9 milhões de assinantes. A operadora adicionou 1,3 milhão de clientes no trimestre e sua participação de mercado é de 25,3%.
A receita líquida total da Claro atingiu R$ 2,9 bilhões, um incremento de 3,5% em relação ao mesmo período do ano passado, impulsionada pela receita de serviços de valor agregado, que teve um crescimento de 44,1%.
O EBTIDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi de R$ 762 milhões, um incremento de 4,9% comparado ao mesmo período de 2009 e a margem ficou em 26,3%, representando 0,4 ponto percentual acima do mesmo trimestre do ano anterior.
O EBTIDA acumulado do semestre cresceu 28,9%, representando 2,6 pontos percentuais a mais em relação ao mesmo período de 2009.

Fonte: http://info.abril.com.br/

sexta-feira, julho 23, 2010

O Nokia N900 chegou tarde ao Brasil


Smartphone tem recursos de primeira, mas design e sistema antiquados

O Nokia N900 foi um smartphone muito aguardado. Muito aguardado mesmo. Tão aguardado que, agora que chegou ao Brasil, já está com cara de velho. Disponível no mercado americano desde o ano passado, ele roda o Linux Maemo – sistema fadado à morte, pois em breve dará lugar ao MeeGo, fruto da parceria entre Intel e a empresa finlandesa. De qualquer forma, trata-se de uma baita evolução em relação a qualquer modelo com Symbian vendido hoje. Fora isso, o aparelho é um verdadeiro canivete suíço, com 32 GB de memória interna e a ótima câmera de 5 MP, com lente Carl Zeiss.
O brinquedo chega às operadoras no próximo mês, mas já pode ser encontrado nas lojas, desbloqueado, pela bagatela de 1.999 reais. Preço alto para um celular que não é um fenômeno. A maior virtude da Nokia foi conseguir fazer, pela primeira vez, uma interface agradável para se usar apenas com o toque dos dedos. Em 99% dos casos, a jurássica caneta stylus nem precisa sair de seu compartimento. Mexendo no aparelho, fica a impressão de que o N97 é quem deveria ter ficado assim.
O sistema tem quatro áreas de trabalho distintas, personalizadas com widgets e atalhos. Qualquer semelhança com o Android não é mera coincidência. Também existe um pequeno painel de controle na parte de cima. Ele mostra informações de bateria e volume, além de permitir a configuração de relógio, perfis de uso e conexões Wi-Fi ou Bluetooth. Clicando no botão superior esquerdo, surge uma tela com todas as janelas abertas, o que facilita na hora de trabalhar com muitos aplicativos ao mesmo tempo. Mais um toque e aparece o menu com todos os aplicativos, como no velho Symbian.
Smartphone ou tablet?
Grandalhão como o N95 e seus descendentes, o Nokia N900 tem jeito de tablet. O tijolo possui até um apoio como os de porta-retratos, para deixá-lo sempre na posição horizontal. Aliás, a maioria das aplicações nem funciona na vertical, com as exceções do navegador e do visualizador de fotos, entre outras. O problema é que, ao levar a sério esse negócio de fazer um computador portátil, a fabricante criou um aparelho muito ruim de carregar no bolso. E sem necessidade, pois a tela tem 3,5 polegadas.
Ao menos o usuário não pode reclamar de fragilidade. O hardware é mesmo parrudo e confortável de usar. O teclado QWERTY é bem espaçoso, apesar de apresentar somente três fileiras de botões. A tela é resistiva, mas responde bem ao toque com o dedo. No quesito usabilidade, também sentimos falta de um botão físico para voltar à página anterior. Nem todos os programas têm essa opção na interface.
Por dentro, o N900 leva 32 GB de memória, um processador de 600 MHz e 256 MB de RAM। Não é muita coisa, mas satisfaz plenamente até quando há múltiplas tarefas rodando. Méritos para a leveza do sistema e para a pequena placa de vídeo dedicada, que traz resultados surpreendentes na exibição de filmes. Tudo acontece sem engasgo. Mas aí o problema é a qualidade da tela, bem abaixo do visto em aparelhos como o iPhone 4 e o Sony Ericsson XPERIA X10. A resolução é de 800 por 480 pixels.

Skype não vai sobretaxar chamadas via 3G


O Skype anunciou em seu blog que não irá sobretaxar as ligações feitas por meio de conexões 3G em iPhones e iPads.

anúncio veio acompanhado de uma nova versão do Skype móvel. Em maio, quando divulgou a versão 2.0 do app, a empresa disse que iria liberar as ligações via 3G inicialmente, mas não assegurou a gratuidade do serviço para 2011.
“Não temos mais plano algum para sobretaxar as chamadas feitas por meio do 3G. Estamos satisfeitos em permitir que nossos usuários conversem por mais tempo por meio de nosso aplicativo”, disse o comunicado divulgado no blog.
Além de possibilitar a realização de chamadas via 3G, o app do Skype também é multitarefa, o que permite receber ligações pelo programa mesmo com outros aplicativos em funcionamento ou com o iPhone bloqueado.

Fonte: http://info.abril.com.br/

YouTube muda layout para músicas


SÃO PAULO - O YouTube quer ocupar o espaço que o MySpace vem perdendo como plataforma para descoberta de novos artistas.


Para isso, o site de vídeos do Google divulgou hoje um novo layout para a página da categoria “Música”.
Disponível em www.youtube.com/music , a nova página divide os vídeos em vários estilos, como pop, eletrônica, country e popular, rap e hip-hop, rock, clássico etc।

No alto da página, ficam os clipes mais vistos do dia. Em seu blog, o YouTube informa que a página também servirá para a divulgação de promoções especiais, playlists, artistas independentes, entre outros.
O reforma segue a tendência já implantada em outras categorias do site, como filmes e shows.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Novas evidências de água na Lua


Fotografia da amostra lunar recolhida pela Apollo 14


SÃO PAULO - Pesquisando rochas lunares recolhidas em uma missão Apollo, cientistas encontram mais evidências de água no satélite natural da Terra.
A equipe composta por membros do California Institute of Technology (Caltech) e da Universidade do publicou seus resultados hoje na Nature.
A água foi achada em um mineral chamado apatita, composto de fosfato de cálcio; embora não tenham sido encontradas moléculas de água H2O, foi constada a presença de hidrogênio na forma do ânion hidroxila, OH-, ligado à apatita. Se você aquecer este mineral, os íons de hidroxila se decompõem e formam água.
A amostra de basalto lunar na qual o hidrogênio foi achado foi coletada pela missão Apollo 14 em 1971. Foi Larry Taylor, professor da Universidade do Tennessee, quem enviou as amostras à Caltech no ano passado. Os cientistas usaram então um equipamento capaz de analisar grãos minerais de tamanhos menores do que um fio de cabelo. O instrumento dispara um feixe de íons, dispersando átomos que são coletados e analisados em um espectrômetro de massa.
Em termos de hidrogênio, enxofre e cloro, a apatita encontrada na Lua é indistinguível das apatitas achadas em rochas vulcânicas terrestres. Esta similaridade só reforça a tese de que depósitos vulcânicos na Lua entraram em erupção pela expansão do vapor de água – e não somente por gases como dióxido de carbono e enxofre.
Isso não significa que a Lua possua a mesma quantidade de água que a terra, em termos proporcionais. Mas significa que nosso satélite natural pode possuir ainda mais água do que se acreditava. Além disso, as descobertas dão muitas informações sobre a geologia e a história da Lua.
Fonte: http://info.abril.com.br/