sábado, julho 31, 2010

Dados de usuarios do Facebook são expostos




SÃO PAULO – Um especialista de segurança na web usou um código de programação e conseguiu coletar dados de 100 milhões de perfis do Facebook.


Os dados foram coletados e publicados na internet. A intenção do pesquisador, Ron Bowles, com essa iniciativa, foi demonstrar os problemas de privacidade no site de rede social, segundo o jornal El Pais.

A lista chegou ao site de download Pirate Bay e foi compartilhada por cerca de mil internautas. O arquivo, que já está circulando na web com dados sobre os 100 milhões de usuários, inclui, ainda, um código de programação que Bowles usou para escanear o diretório da rede social.

De acordo com o periódico espanhol, o Facebook disse à inglesa BBC, por meio de um comunicado, que as informações contidas na lista estavam disponíveis antes do anúncio de Bowles em um diretório que inclui todos os usuários cujo perfil é ainda que parcialmente aberto.

Segundo afirmou o Facebook, as pessoas que usam a rede social são donas de suas informações e têm o direito de dividir o que eles querem, com quem eles querem e quando querem.

De acordo com analistas, ainda que essas informações estejam disponíveis a partir do diretório da rede social, agora elas estão organizadas em uma lista com os nomes e números de identificação, o que torna mais fácil a coleta endereços de e-mail ou dados sobre a localização geográfica dos usuários do Facebook, entre outras informações.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Nenhum comentário: