sábado, agosto 21, 2010

Vírus contribuiu com queda de avião espanhol


Helicóptero tenta conter incêndio no acidente em 2008

SÃO PAULO - Reportagem do El Pais revela que trojans contribuíram para queda de avião da Spanair em agosto de 2008.

O voo JK 5022 com 172 passageiros caiu em 20 de agosto de 2008 logo após sua decolagem no aeroporto de Barajas em Madri, com destino a Las Palmas. Somente 18 pessoas sobreviveram à queda e ao fogo subsequente na aeronave McDonnell Douglas MD-82.
O computador central da empresa que registrava problemas técnicos nas aeronaves havia sido infectado por trojans, revela a reportagem do jornal espanhol. A aeronave decolou com os flaps retraídos, o que deveria ter sido acusado no teste que os pilotos realizam antes da decolagem ou por um sistema de alerta. Nenhum dos avisos ocorreu, o que levou a trágicas conseqüências, afirmam investigadores independentes.
O acidente ocorreu após duas decolagens terem sido realizadas sem os procedimentos corretos. Se o computador central não estivesse comprometido uma terceira decolagem não seria autorizada, evitando a tragédia.
Um mecânico, responsável pela checagem antes de decolagem, e um chefe de manutenção do aeroporto estão sendo investigados. Uma comissão de investigação deve relatar os dados do caso em dezembro deste ano.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Nenhum comentário: