segunda-feira, maio 17, 2010

Kit para teste de DNA em farmácia nos EUA


SÃO PAULO – A empresa Pathway Genomics lançou nesta semana um teste de DNA personalizado para detectar os riscos de desenvolver algumas doenças.

A novidade para os americanos é que, para fornecer uma amostra de material, não é necessário ir até um laboratório: basta chegar à farmácia mais próxima.
A rede Walgreens começa a vender os kits "Insight Saliva Collection," que permitem ao cliente coletar uma amostra de saliva seguindo as instruções da embalagem, lacrá-la e enviá-la pelo correio para análise no laboratório da Pathway.

O kit custa entre $20 e $30. Após enviar a amostra, o consumidor entra no site e cria uma conta e um cadastro para encomendar os testes que deseja. Checar a probabilidade de desenvolver algumas doenças, por exemplo, custa US$399.

Analisando o DNA dos clientes, a empresa pode encontrar indicadores que mostram se a pessoa tem o risco de desenvolver mais de 70 condições – incluindo diversos tipos de câncer, problemas cardíacos, asma, diabetes, glaucoma...

Também é possível testar a resposta do corpo a medicamentos, como drogas anti-colesterol, anti-coagulantes ou remédios de combate ao câncer.

Já por US$179, casais podem testar o risco de passar doenças hereditárias aos filhos – como fibrose cística.

ATUALIZAÇÃO 14/05 09h02: O Food and Drug Administration, órgão que regula medicamentos e alimentos nos Estados Unidos, contatou a empresa Pathways alertando para a necessidade de primeiro aprovar o kit de coleta de material antes que este fosse vendido. A rede de farmácias Wallgreens decidiu suspender o início das vendas enquanto o assunto não fosse esclarecido.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Nenhum comentário: