segunda-feira, maio 17, 2010

Estudantes criam alternativa ao Facebook


Alvo de várias críticas por conta das mudanças em suas configurações de privacidade, o Facebook tem perdido vários usuários nos últimos tempos. Com intuito de oferecer uma alternativa aos que querem garantir a segurança de seus dados, um grupo de estudantes da Universidade de Nova Yorque criou uma rede social com todas as opções excluídas do Facebook. E para dar aquela cutucadinha no concorrente, eles batizaram a rede de "Diáspora", em referência ao movimento de dipersão dos hebreus no mundo antigo.

A ideia é ter uma rede descentralizada de dados, onde os próprios usuários controlem os conteúdos publicadas, como fotos, videos e notas. Eles teriam também a opção de usarem seus servidores como o local de armazenamento desses dados. A comunicação entre eles teria um alto nível de criptografia, impedindo o acesso de pessoas não autorizadas.

O projeto ainda está na fase de angariar fundos e os estudantes utilizaram uma página no Kickstarter para juntar os investimentos. No site tem um aviso de que a rede só será lançada caso eles consigam 10 mil dólares até dia 1º de junho.

Até o momento, o projeto já conta com 2,5 mil apoiadores e 107,667 mil doláres, o que indica que a rede social tem tudo para deslanchar.




Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/

Nenhum comentário: