domingo, janeiro 24, 2010

Record diz que não distorceu dados online


R7 diz que os números apresentados na TV são justos: ´não é correto é comparar a audiência de canais de portais horizontais unicamente com a do canal de notícias do R7´

Em comunicado enviado à imprensa, hoje, o Grupo Record informou que não distorceu os dados de audiência de portais da internet em favor do R7.
O que motivou a polêmica, de acordo com o departamento de comunicação da rede, foi uma divergência entre as análises das estatísticas dos departamentos do R7 e dos rivais UOL, Terra e Globo.
Estes três últimos, segundo o Portal Imprensa, não concordaram com um anúncio exibido dia 17 de janeiro, no programa Domingo Espetacular, da Record, que colocava o R7 como segundo maior portal do país em páginas vistas e o quarto se levados em conta os visitantes únicos.
A nota do Portal Imprensa, que é hospedado pelo UOL, mostra uma série de dados, provindos do Ibope, que desmentem as afirmações exibidas na TV, colocando o R7 bem abaixo dos números de UOL, Terra e Globo - 34º lugar em visitantes únicos e 38º lugar em páginas vistas no mês de dezembro.
Para os concorrentes, a Record teria misturado dois critérios, comparando o total da audiência de sua marca com números de subdomínios de outros portais (a audiência parcial dos concorrentes).
O trio, por conseguinte, teria enviado uma notificação a Record, pedindo que o grupo deixe de utilizar informações distorcidas, sob pena de enfrentar embates judiciais.
Em resposta, a Record condena a atitude do site e diz que usou um critério baseado em conteúdos noticiosos: “O que a reportagem faz, ao ter acesso a dados exclusivos dos assinantes do Ibope, é seguir a lógica que condena: compara o R7 com portais horizontais como Globo.com, UOL, Terra e IG”.
“Como é de conhecimento público, o R7 é um portal vertical que ainda não contempla ferramentas como e-mail, provimento de acesso, salas abertas de chat e outros serviços oferecidos e comercializados por esses portais horizontais”.
A Record ainda diz que, ao contrário dos portais rivais, não trata serviço como se fosse informação e, por isso, acredita que os títulos anunciados na sua emissora são verdadeiros.
“A verdade é que a comparação dos dados apresentada pelo Domingo Espetacular é a justa: traçar uma régua de comparação entre conteúdos semelhantes”, comunicou.
“O que não é correto é comparar a audiência de canais de portais horizontais unicamente com a do canal de notícias do R7, como fez o Portal Imprensa”.
Procurado por INFO Online desde a manhã de hoje, o Ibope ainda não forneceu os rankings de audiência, tampouco se pronunciou sobre o caso.
UOL e Globo ainda não emitiram seus pareceres. Já o Terra diz que a diretoria da empresa está cuidando da análise do ocorrido e pretende enviar mais informações em breve; segundo o portal, um dos números contidos ali está correto, porém, a Record errou em “apanhar somente as URLs puras”.

Nenhum comentário: