domingo, janeiro 24, 2010

Mexicanos usam Twitter para escapar de bafômetros da polícia

A polícia da cidade do México informou que analisa possíveis sanções a usuários do Twitter que enviaram mensagens com a localização de bafômetros. O porta-voz da polícia, Julio Iver, disse que as mensagens são ilegais e que poderão ser feitas acusações contra os autores dos tweets por permitirem a motoristas embriagados fugir da fiscalização.
Há alguns anos autoridades usam bafômetros em diversos pontos da capital mexicana, tentando reduzir os acidentes de trânsito. As operações policiais contam com a presença de um médico e ocorrem em locais diferentes a cada dia. Os infratores são enviados a um centro de detenção temporária.
Desde dezembro, contudo, um usuário do Twitter, que já tem mais de 3,4 mil seguidores, envia mensagens sobre a localização dos pontos de fiscalização, permitindo aos motoristas evitá-los.
Pelo Código Penal mexicano, "ajudar de qualquer forma" quem desrespeita a lei a escapar das autoridades é crime que prevê multa de US$ 455 a US$ 2,27 mil e uma pena entre seis meses e cinco anos de prisão.

Nenhum comentário: