terça-feira, agosto 11, 2009

Popularidade no Twitter define emoções de robô musical


Como se fosse uma banda de rock iniciante, o Cybraphon toca vários instrumentos, gosta de ter público e é obcecado pelos comentários em seu blog e com o número de amigos e seguidores que possui nas redes sociais online. Mas, seu diferencial, é que se trata de um robô musical que mistura equipamentos de última geração com instrumentos músicais de mais de cem anos de idade e cujas emoções são medidas pela sua popularidade online.

O robô, construído em oito meses por três artistas britânicos com um orçamento de 5 mil libras esterlinas (cerca de R$ 15 mil), consiste em um antigo guarda-roupa que abriga mais de 60 componentes robóticos, desde instrumentos musicais como baterias, órgãos e um instrumento clássico indiano chamado Shruti até computadores de última geração, conforme explica reportagem do site Wired.
O aparelho é dotado de equipamentos que procuram 24 horas por dia menções do seu nome na internet e o número de amigos em sites como Facebook e MySpace. De acordo com os dados processados por softwares específicos, o humor do Cybraphon se modifica e, por consequência, também a música que toca.
Por exemplo, se a agulha que mede as emoções atinge o nível "Rapture" (Êxtase), a orquestra mecânica construída dentro do aparelho ressoa uma música otimista, mas se a atenção que recebe dos internautas está em baixa e a agulha chega ao outro extremo da escala, "Misery" (Angústia), produz uma música melancólica.
O estado de humor do Cybraphon é medido por um galvanômetro de mais de 100 anos de idade e disponibilizado online através do seu perfil no Twitter. Sua música, no entanto, não está disponível online, apenas em vídeos gravados encontrados em sites como YouTube.
Um notebook MacBook Pro é o cérebro deste robô musical, que através de softwares específicos monitora a internet e atualiza o estado emocional do Cybraphon de acordo com a sua popularidade online. "O software recebe os emails de alerta de sites como Facebook e Google, processa eles e compara a atual atividade com os dados das últimas 24 ou 48 horas para calcular o nível de mudança", explica Simon Kirby, um dos criadores do aparelho, em declarações ao Wired. O artista também explica que, eventualmente, o Cybraphon pode entrar em depressão, mesmo que esteja com bons níveis de popularidade. "Nós o modelamos em uma faixa insegura e egoísta", acrescenta. "O Cybraphon tem um desejo quase egoísta por fama".
O Cybraphon terá uma performance neste mês na Inspace Gallery, em Edimburgo, na Escócia, durante o Festival de Arte da cidade. Mais fotos do aparelho estão disponíveis em sua página no Flicker, mas lembre-se que, uma visita ao site pode mudar o humor do aparelho.

Nenhum comentário: