terça-feira, agosto 11, 2009

Quase um milhão para projetos de tecnologia

Quinze unidades da Embrapa receberam 994 mil reais para projeto de transferência de tecnologia. Parte desse dinheiro vai para tecnologias limpas.
São quinze unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária responsáveis por 26 ações de Transferência de Tecnologia. Entre os projetos beneficiados estão pesquisas ligadas a agricultura sustentável e aproveitamento dos recursos naturais.
As ações de transferência de tecnologia servem, basicamente, para disseminar conhecimento e processos tecnológicos. “São cursos de capacitação, palestras, treinamento. É como uma transferência de conhecimento”, explica o pesquisador Alexandre Barcellos, coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento do PAC Embrapa.
“Claro que existe uma preocupação da Embrapa voltada para a sustentabilidade, mas os projetos não são escolhidos por isso”, diz Barcellos. Um dos programas de fortalecimento e crescimento da Embrapa, por exemplo, é de projetos de bioenergia. “Existe o interesse em disseminar tecnologia voltada para as energias limpas”, afirma.
O Programa de Fortalecimento e Crescimento da Embrapa (PAC Embrapa) é composto por 10 projetos. Desses, pelo menos cinco têm ligações com o meio ambiente. São eles: agroenergia, Agricultura Amazônia sustentável, Aproveitamento dos recursos naturais e produção agrícola sustentável, Competitividade e sustentabilidade da agricultura familiar, Agroenergia e Monitoramento por satélite das obras do PAC e de seus impactos.
Os 994 mil reais repassados somam-se a outros 4,6 milhões de reais investidos desde o começo do ano. Em 2008, este valor chegou a 8,7 milhões de reais.

Fonte: www.info.abril.com.br

Nenhum comentário: