sexta-feira, novembro 20, 2009

Google anuncia projeto de código aberto para o Chrome OS

Durante a apresentação oficial do sistema operacional Google Chrome OS, nesta quinta-feira, Sundar Pichai, vice-presidente de produtos do Google, anunciou que a empresa vai abrir o código do sistema para a comunidade de desenvolvedores. Chamado de Chromium OS, o anúncio do seu lançamento é feito cerca de um ano antes da chegada oficial do Chrome OS ao mercado, de acordo com o Google.
"Queremos nos conectar com parceiros, com a comunidade open source e com os desenvolvedores. Como é feito com o navegador Chrome, o desenvolvimento será aberto a partir de agora", escreveram Caesar Sengupta, diretor de produtos, e Matt Papakipos, diretor de engenharia do Google no blog oficial da companhia. O Google fez uma conferência de imprensa para detalhar melhor seu sistema operacional na tarde de hoje.
Na apresentação, transmitida pela web, Sundar Pichai reafirmou que o Chrome OS será apenas baseado em aplicativos na web. "O sistema se baseia em três pilares: velocidade, segurança e simplicidade". Durante uma demonstração, o sistema levou cerca de sete segundos para ligar o netbook e mais três para acessar a internet.
Desenvolvido para ser leve, rápido, seguro e proporcionar ao usuário uma experiência de uso rápida e confortável na web, o novo programa é baseado no Google Chrome, navegador lançado em 2008 para atender o novo jeito dos consumidores usarem novos aplicativos e uso da Internet.
"Ao longo dos últimos anos, os usuários têm passado cada vez mais tempo online, realizando ações complexas. Por isso, queremos proporcionar uma experiência fundamentalmente diferente e inspirada na forma como navegamos hoje", disse Pichai. "Com o sistema operacional Google Chrome, tornamos a experiência de internet mais rápida, fácil e segura. Embora tenhamos ainda um longo caminho a percorrer, estamos entusiasmados com o progresso que conseguimos até agora e esperamos dar continuidade no desenvolvimento do sistema".
O Chrome OS, disse Pichai, só vai rodar em hardware certificado pelo próprio Google. "A máquina precisa ter um disco de estado sólido (SSD) e não um disco rígido, por exemplo", comentou, sem informar possíveis parceiros de hardware para o projeto. "Mas hoje um desenvolvedor com um bom netbook e uma chave de fenda consegue rodar nosso sistema", afirmou.
Mais detalhes de máquinas compatíveis com o Chrome OS serão detalhados apenas em meados de 2010, de acordo com os engenheiros do Google. O sistema operacional será lançado a tempo das compras de final de ano, diz a companhia. Para desenvolvedores, o código do Chromium OS já pode ser baixado em http://www.chromium.org/.
Apesar de baseado em software de código aberto, o Chrome OS não está relacionado ao outro sistema operacional do Google, o Android, que foi feito para celulares e dispositivos portáteis.

Nenhum comentário: