sexta-feira, novembro 20, 2009

Parede interativa se molda ao ambiente e às pessoas


Uma nova forma de arquitetura, dinâmica e interativa, que se molda ao ambiente e às pessoas. Este é o objetivo da nova criação de uma empresa alemã, especializada em automação industrial: uma parede interativa de mais de cinco metros de altura e cerca de 50 centímetros de espessura, composta por sete módulos independentes com 1,09 metro de largura cada. Sensores ultrassom permitem que a parede modifique sua forma, suas luzes e, até mesmo, sua música conforme a movimentação de pessoas e objetos a sua volta.

A novidade, exposta na sede da Festo na Alemanha, pode ser programada para mover-se de forma regular, como uma onda, ou relacionando-se com o ambiente. A segunda opção a transforma em um objeto totalmente interativo, que capta as vibrações de pessoas que se aproximem graças aos sensores de ultrassom, que transformam vibrações em movimento.
Essa tecnologia permite que a parede se afaste quando um indivíduo se aproxima, por exemplo. Ela pode, ainda, modificar suas luzes e a música de acordo com a movimentação do ambiente.
A criação é mérito de um núcleo de pesquisas da empresa, Bionic Learning Network, que em conjunto com diversas universidades do mundo todo e com o grupo Didactic, braço educacional da Festo, aplica o conhecimento da engenharia em diversos projetos de robótica que, além dessas paredes, já deu vida a pinguins biônicos, águas vivas e raias robôs.
Um vídeo que mostra o funcionamento da parede pode ser assistido no site www.festo.com/cms/en-us_us/10326_10350.htm#id_10329.



Nenhum comentário: