sexta-feira, janeiro 04, 2013

Petrobras ressalta “grande potencial” em bloco na bacia de Santos

RIO DE JANEIRO, – A Petrobras concluiu a perfuração do poço Carcará, na bacia de Santos, e disse que os dados coletados reforçam a expectativa de “elevado potencial” da área, segundo comunicado nesta quarta-feira.

O poço está localizado no bloco BM-S-8, localizado em águas ultraprofundas no pré-sal da bacia de Santos.

De acordo com a nota, foi identificada uma expressiva coluna de, ao menos, 471 metros de óleo de ótima qualidade, com 402 metros em reservatórios carbonáticos “de excelentes características de porosidade e permeabilidade”.

“Os inúmeros dados coletados do poço –perfis, amostras laterais, fluidos e pressões–, bem como análises petrofísicas… reforçam a expectativa de um elevado potencial de vazão de óleo nos reservatórios perfurados”, afirmou.

As expectativas da empresa devem ser confirmadas ao decorrer das atividades de exploração da área que, segundo a Petrobras, incluem a perfuração de um poço de extensão em 2013, “quando será possível avaliar a produtividade dos reservatórios por meio de testes”.

A estatal informou que o primeiro óleo de Carcará está previsto para 2018.

A Petrobras é a operadora do consórcio, com 66 por cento de participação, em parceria com a Petrogal Brasil, Barra Energia e Queiroz Galvão.

“Diante do potencial poço, foi solicitado à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) a extensão do prazo do Plano de Avaliação da Descoberta (PAD) de onde o poço está localizado, que venceria ao final de 2012″, disse a Petrobras.

O consórcio aguarda a decisão da agência Reguladora sobre o assunto.

Fonte: Reuters (Por Laiz de Souza)

Nenhum comentário: