sábado, janeiro 05, 2013

Carcará confirma grande potencial no pré-sal da Bacia de Santos

O poço, informalmente conhecido como Carcará, está localizado a 232 quilômetros da costa e foi perfurado em profundidade d'água de 2027 metros
Rio de Janeiro (RJ) - A Petrobras comunica que foi concluída a perfuração do poço 4-SPS-86B (4-BRSA-971-SPS), localizado no bloco BM-S-8, em águas ultraprofundas, no pré-sal da Bacia de Santos. Este é o terceiro poço perfurado na área do Plano de Avaliação da Descoberta (PAD) do 1-BRSA-532A-SPS (Bem-te-vi).

O poço, informalmente conhecido como Carcará, está localizado a 232 quilômetros da costa e foi perfurado em profundidade d'água de 2027 metros. A partir de 5.742 metros de perfuração foi identificada uma expressiva coluna de, pelo menos, 471 metros de óleo de ótima qualidade - de 31° API e sem a presença de contaminantes como CO2 e H2S - com 402 metros em reservatórios de excelentes características de porosidade e permeabilidade. Dados de pressão obtidos indicam que esses reservatórios estão interconectados.

Por questões operacionais, não foi possível atingir a profundidade final, prevista originalmente para 7 mil metros, e executar os trabalhos complementares de avaliação. Diante disso, o poço foi abandonado provisoriamente, o que permite a retomada da operação futuramente, caso o consórcio tenha interesse.

Os inúmeros dados coletados do poço - perfis, amostras laterais, fluidos e pressões -, bem como análises petrofísicas, aliados ao conhecimento e experiência da Petrobras em testes de formação e de longa duração em reservatórios do pré-sal, reforçam a expectativa de um elevado potencial de vazão de óleo nos reservatórios perfurados. Isso será comprovado com a continuidade das atividades exploratórias na área, que inclui a perfuração de um poço de extensão em 2013, quando será possível avaliar a produtividade dos reservatórios por meio de um teste de formação.

A produção do primeiro óleo de Carcará esta prevista para 2018, com a prévia perfuração de poços de desenvolvimento ao longo de 2016-2017, seguindo o que estabelece o Plano de Negócios para o período 2012-2016 e o Planejamento Estratégico da Petrobras para 2020.

A Petrobras é operadora do consórcio (66%) em parceria com a Petrogal Brasil (14%), Barra Energia do Brasil Petróleo e Gás Ltda. (10%) e Queiroz Galvão Exploração e Produção S.A. (10%).

Diante do potencial de Carcará, o consórcio solicitou à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) a extensão do prazo do Plano de Avaliação da Descoberta (PAD) de Bem-te-vi, onde o poço está localizado, que venceria ao final de 2012. O consórcio aguarda decisão da ANP sobre o assunto.

Da Redação

Nenhum comentário: