sexta-feira, janeiro 04, 2013

Petrobras declara comercialidade de poço e ação volta a subir nesta quinta

Na véspera, estatal comunicou a perfuração do poço Carcará e dados confirmam grande potencial da região

SÃO PAULO – Depois de um 2012 frustrante para as ações da Petrobras (PETR3, PETR4), com perdas de até 13% no caso dos papéis ordinários, em um ano no qual o Ibovespa fechou em alta de 7%, 2013 começa melhor para os acionistas da estatal. Após alguns comunicados sobre a campanha exploratória, as ações da petrolífera aparecem entre as maiores altas do principal índice de ações da bolsa nesta quinta-feira (3).

O ativo PETR3 se valoriza em 1,66%, aos R$ 20,17, próxima à variação do PETR4, que avança 1,57%, aos R$ 20,00. No mesmo momento, às 11h55, o Ibovespa sobe 0,38%. Com a alta da véspera, os ganhos na semana são de 3,17% para as ações ordinárias e de 2,46% para as preferenciais.

Na última noite a Petrobras revelou que concluiu a perfuração do poço Carcará, no pré-sal da Bacia de Santos, e, embora tenha o abandonado provisoriamente, os dados confirmam grande potencial na região. Já nesta manhã a empresa anunciou a declaração de comercialidade de Aruanã e de Oliva, no pós-sal da Bacia de Campos.

Para Carolina Flesch, analista do BB Investimentos, apesar de não trazer impacto de curto prazo na produção, as duas notícias são positivas para a empresa. Mas a declaração de comercialidade deve ter um impacto ligeiramente mais forte sobre os investidores, já que em Carcará a empresa ainda terá que, entre outras medidas, confirmar o potencial da região.

“A boa notícia é que a declaração saiu cerca de seis meses antes do previsto”, diz a analista. Juntas, as acumulações de Aruanã e Oliva (que deverão passar a ser denominadas por Tartaruga Verde e Tartaruga Mestiça) têm um volume estimado de 351 milhões de barris de óleo equivalente, sendo 230 milhões para a primeira e 121 milhões para a segunda. Carolina lembra que o óleo da região é de boa qualidade, mas a produção só deve vir em 2017.

Quanto a Carcará, os dados confirmaram o grande potencial na região, mas a Petrobras abandonou o poço por não ter conseguido chegar à profundidade pretendida. No entanto, a analista do BB afirma que o consórcio responsável pelo poço deve retomar a exploração, uma vez que já pediram à ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) uma extensão do plano de avaliação da descoberta, cujo prazo venceu em 2012.

Fonte: Infomoney (por Fernando Ladeira)

Nenhum comentário: