domingo, abril 29, 2012

Etapa de estudos sísmicos para prospecção de petróleo vai gerar 550 empregos no Acre

Os estudos sísmicos em solo acreano para demonstração do potencial para hidrocarbonetos já iniciaram. O objetivo da etapa é confirmar a presença de gás ou petróleo no estado. Ao longo do processo que vai demorar oito meses, serão geradas 550 contratações, sendo que 80% da mão-de-obra é local.


A partir da conclusão dos estudos, que fazem uma espécie de ultrassom no subsolo, a partir do registro e medição da reflexão das ondas sísmicas, e confirmada a presença de gás e petróleo, o Acre estará pronto para licitar a prospecção. “É claro que isso será feito dentro das salvaguardas ambientais que norteiam o nosso projeto. Uma regra que será muito estudada é uma lei estadual onde metade da arrecadação seja destinada ao desenvolvimento socioambiental de populações tradicionais e isso é inovador no Brasil. Não vamos abrir mão do respeito aos povos indígenas e outras populações”, disse o governador do estado, Tião Viana.

“Isso movimenta a nossa economia não só com a geração de empregos, mas também com o aluguel de espaços para alojar essas pessoas, contratos de carros e toda movimentação econômica que vai gerar nos municípios que atuarão”, comenta o secretário de Indústria e Comércio, Edvaldo Magalhães, que acrescenta que já é possível ver retorno, antes mesmo da confirmação da existência do petróleo.

A empresa Georadar, vencedora da licitação feita pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), está na fase de permissaria e comunicação. “É o momento de comunicar para autoridades, sociedade, policias civil e militar o trabalho que vamos fazer, além de pedir permissão aos proprietários das áreas que vamos estudar. Também é calculado agora, com a elaboração dos laudos, as indenizações dos danos causados”, explica Ricardo Savini, diretor da Georadar.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Edegard de Deus, os impactos ambientais causados serão os menores possíveis. “Não haverá entrada de grandes equipamentos, tudo é feito com o acompanhamento dos órgãos ambientais. O Ibama já licenciou o estudo, e a empresa é responsável por recuperar todas as áreas que alterar, incluindo o fechamento de todos os poços abertos. Além disso, o governador já anunciou que parte dos royalties será destinado ao desenvolvimento socioambiental de povos tradicionais, incluindo os indígenas.
 

Nenhum comentário: