segunda-feira, abril 30, 2012

Plataforma de petróleo inclina na Baía de Guanabara

Uma plataforma de petróleo ancorada na Baía de Guanabara adernou no final da noite do último sábado (28). Os cem tripulantes que estavam a bordo tiveram de ser retirados às pressas, por medida de precaução.

Pertencente à empresa Trans Ocean, que presta serviços à indústria de óleo e gás em países produtores, a plataforma estava parada desde o primeiro trimestre no cais do Arsenal de Marinha, na Ilha das Cobras. A plataforma vinha sendo submetida a reparos.

O risco de a plataforma inclinar-se ainda mais levou os oficiais de plantão no 1º Distrito Naval (representação da Marinha no Estado do Rio), vizinho ao Arsenal de Marinha, a decidirem pela retirada de um submarino que estava ancorado ao lado.

Pela manhã, um guindaste e dois rebocadores prenderam cabos na plataforma, na tentativa de evitar que o processo de inclinação se acentue.
A Marinha proibiu o acesso de jornalistas ao Arsenal de Marinha. A Trans Ocean ainda não se manifestou sobre o problema. Boias de contenção de óleo foram espalhadas ao redor da plataforma, como prevenção a vazamentos. Aparentemente, o óleo da plataforma não vazou.

Fonte: AE Agência Estado

Nenhum comentário: