segunda-feira, agosto 08, 2011

Dois campos no Amazonas lideram produção de gás no País


A participação da Província de Urucu sobressai no universo da produção do País, em que 91,5% do volume de petróleo e 74,4% da produção de gás natural foram extraídos de campos marítimos.

Manaus - Os campos de Rio Urucu (RUC) e Leste de Urucu (LUC) na Bacia do Solimões operados pela Petrobras lideram a produção de gás natural do País após a entrada em operação do gasoduto Coari-Manaus, ao somarem o volume médio de 11,4 milhões de metros cúbicos (m3) por dia.

De acordo com os dados mais recentes da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), relativos a junho, dos seis poços terrestres, cinco do campo RUC e um do campo LUC, estão na relação dos 30 poços com maior produção de gás natural e também figuram entre os 20 maiores produtores em barris de óleo equivalente (boe), associado ao gás.

A participação da Província de Urucu sobressai no universo da produção do País, em que 91,5% do volume de petróleo e 74,4% da produção de gás natural foram extraídos de campos marítimos.

A Bacia do Solimões, onde estão os maiores campos produtores em terra, é a terceira maior em produção de óleo e gás associado, com um volume de 109,1 mil boe/dia, atrás de Santos e de Campos.

Com perfil gaseífero, a Província de Urucu responde por apenas 1,6% da produção de petróleo liderada pela Bacia de Santos, que representa 84,1%, seguida por Campos, com 4,6%. Na produção de gás natural, Santos representa 39,7%, enquanto a Bacia do Solimões, 17,6%, seguida pela Bacia do Espírito Santos, com 13,6%.

A Bacia de Santo manteve em junho a posição de segunda maior produtora, conquistada em maio deste ano, ultrapassando Solimões e Espírito Santo. O volume produzido na Bacia de Santos, que era de 86 mil boe/dia em abril, passou para 130 mil boe/dia em maio e chegou a 134 mil boe/dia em junho.

O poço 9BRSA716RJS, do campo de Lula, figura pela segunda vez consecutiva como o poço de maior produção de petróleo. Com produção de 28,5 Mbbl/d, o poço produziu mais do que o campo de Carmópolis, campo terrestre com maior produção de petróleo e que produziu por meio de 1.062 poços.

O retorno da produção no Teste de Longa Duração (TLD) do Poço Igarapé Chibata 1 da Petrobras, em Tefé, localizado no bloco SOL-T-171, contribuiu para o aumento de 11,7% no mês de queima de gás no País. De acordo com a ANP, também ocorreram problemas no sistema de compressão da plataforma P-50, no campo de Albacora Leste.

Em junho, 307 concessões operadas por 25 empresas foram responsáveis pela produção nacional. Destas, 82 são concessões marítimas e 225 são terrestres. Dez encontram-se em atividades exploratórias e produziram através de TLD e outras 11 são de campos licitados contendo acumulações marginais.

Fonte: http://hwww.d24am.com/

Nenhum comentário: