terça-feira, agosto 09, 2011

Especialização é essencial para área de tecnologia da informação



A indústria petrolífera vai movimentar intensamente a economia do Brasil nos próximos anos, com a criação de milhares de empregos em diversas áreas, como engenharia ambiental, construção civil, geologia e até para soldadores, caldeireiros e mergulhadores.

A graduação em cursos de tecnologia da informação, hoje interesse comum de milhares de jovens, ganha destaque nesse cenário. A criação de novos softwares e processos operacionais específicos da informatização vão depender desses profissionais.

Porém, não basta achar que a graduação irá assegurar o ingresso para a indústria petrolífera. É preciso ir além, buscar especialização e ter interesse. Essa é a avaliação do professor de pós-graduação em Energia da Universidade Federal do ABC, também chefe da Divisão de Informação Tecnológica da mesma universidade, Sério Ricardo Lourenço.

"Às vezes são carreiras conflitantes. Por isso existem cursos de especialização e de tecnólogos. Se eles conhecerem os processos específicos operacionais do setor do petróleo, certamente terão diferencial competitivo."

Para o especialista, esses profissionais têm lugar certo não apenas na indústria do gás e petróleo, como em qualquer setor do mercado de trabalho. "É uma área que demanda mão-de-obra. Hoje em dia as empresas são carentes em ter sistemas de informação gerencial." Esses profissionais podem ser analistas de sistemas, de produção e programadores, entre outros.

Até 2014, segundo a Fundação Getulio Vargas, haverá um deficit de 800 mil vagas no setor de tecnologia da informação.

Projeto
Neste ano, a 5ª edição do Desafio de Redação do Diário, concurso literário patrocinado pela Petrobras e apoiado pela Ecovias, terá dois temas para os alunos desenvolverem a escrita. Profissões do futuro, para estudantes do Ensino Fundamental e primeiro e segundo anos do Médio, enquanto Profissões do Pré-Sal, Indústria do Petróleo e Gás será o assunto proposto aos alunos do 3º ano do Ensino Médio.

No ano passado, participaram da maratona 275 escolas públicas e particulares das sete cidades da região. Ao todo, foram produzidas pouco mais de 145 mil redações.

O vencedor geral será premiado com uma bolsa de estudos integral na Universidade Municipal de São Caetano, correalizadora do Desafio, junto com o Departamento de Água e Esgoto de São Caetano

Fonte: http://www.dgabc.com.br/

Nenhum comentário: