domingo, junho 12, 2011

Reportam indícios de petróleo e gás no norte uruguaio


Montevídeu, 11 jun (Prensa Latina) Prospecções nas redondezas do departamento de Tacuarembó (nordeste) reforçaram expectativas sobre a presença de petróleo no Uruguai, anunciou Héctor de Santa Ana, gerente da Divisão Geologia da estatal petroleira Ancap.

De Santa Ana, citado hoje pelo diário La República, assinalou que a zona é Achar, na região tacuaremboense, situada a 390 quilômetros de Montevidéu .

"Agora ficam três anos de trabalho para poder oferecer seguranças, mas já hoje podemos dizer que há indícios evidentes da existência de gás natural e de petróleo já que as novas perfurações e estudos assim o tem demonstrado , afirmou.

O especialista expressou à publicação que prosseguirão as pesquisas para conseguir uma boa quantidade de informação da zona da qual, não conhecíamos nada".

"Temos podido contar em base ao material extraído com uma foto dos milhões de anos baixo a superfície. Agora seguiremos trabalhando para adquirir maior conhecimento e com mais tecnologia", acrescentou.

Uruguai desde 1900 procurou petróleo sem especial sorte, o recente interesse pela exploração na Bacia Norte do país está baseado na utilização de novos modelos geológicos, explicou La República.

Os trabalhos exploratórios , conforme a fonte, estão concentrados nas faixas Tacuarembó-Salto, Tacuarembó-Salto ao Norte e Salto-Artigas.

Fonte: http://www.prensa-latina.cu/

Nenhum comentário: