Após cancelar a licitação de oito navios de transporte de produtos derivados de petróleo, referentes à segunda fase do Programa de Modernização da Frota (Promef), a Transpetro, subsidiária de logística da Petrobras anunciou novo processo de contratação para essa frota. Segundo a companhia, no dia 23 de dezembro do ano passado, foram enviados convites à 16 empresas, para que seja decidido o novo rumo da licitação dos oito navios.
Dentre as 16 empresas convidadas pela Transpetro estão cinco nacionais e 11 internacionais, de acordo com comunicado enviado ao mercado na última semana. Todas elas terão um prazo até o dia 23 de fevereiro para entregar suas propostas, que serão submetidas a uma análise técnica e comercial. A previsão é de que a licitação seja concluído até o final do primeiro semestre de 2011, finalizando assim o processo de contratação dos 49 navios das duas primeiras fases do Promef.
Das 41 embarcações já contratadas, em investimento total de R$ 9,6 bilhões, 11 serão construídos no Rio de Janeiro, nos estaleiros Mauá, Eisa e Superpesa, e 30 em Pernambuco, nos estaleiros Atlântico Sul (EAS) e Promar. Para 2011, a previsão é de que seis navios sejam lançados. No ano anterior, foram entregues três embarcações: o Suezmax João Cândido (EAS), o Celso Furtado e o Sérgio Buarque de Holanda, ambos navios de produtos construídos pelo Estaleiro Mauá.
Programa da Petrobras
Assim como seu braço de logística, que promove o desenvolvimento da Indústria Naval pelo Promef, a Petrobras também atua no incentivo ao setor, por meio do Programa Empresas Brasileiras de Navegação (EBN). Através dele, a estatal assinou, no último dia 30 de dezembro, 12 contratos de afretamento de navios, por um período de 15 anos, com duas empresas: Kingfish do Brasil Navegações Ltda e Brazgax – Brasil Transportes Marítimos.
Com a primeira, foram contratados oito navios, sendo quatro embarcações de 45 mil toneladas de porte bruto (TPB) para produtos claros (nafta, diesel, querosene, gasolina) e outras quatro de 45 mil toneladas de porte bruto (TPB) para produtos escuros (petróleo, óleo combustível, entre outros). Já com a Brazgax, o acerto foi para o afretamento de quatro navios de GLP, dois com capacidade de 8 mil metros cúbicos e outros dois de 12 mil metros cúbicos. As embarcações deverão ser entregues entre 2013 e 2017.
Fonte: http://www.nicomexnoticias.com.br/
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