sábado, julho 17, 2010

NASA encontra planeta-cometa


Ilustração mostra o planeta com sua cauda orbitando uma estrela a 153 anos-luz

SÃO PAULO – Usando o telescópio Espacial Hubble, astrônomos confirmaram a existência de um objeto que poderia ser chamado de “planeta cometa”.
O gigante gasoso, batizado oficialmente de HD 209458b, está orbitando tão próximo de uma estrela que sua atmosfera superaquecida escapa para o espaço.
O instrumento Cosmic Origins Spectrograph (COS) (Espectrógrafo de Origem Cósmica) do Hubble sugere que os poderosos ventos estelares estão soprando o material do planeta e moldando seu formato como o de um cometa.
Desde 2003, os cientistas teorizam que esta massa perdida estaria formando uma cauda, e eles até chegaram a calcular sua aparência, porém foi somente com os dados do COS que a NASA conseguiu realmente medir o que acontecia no HD 209458b.
Localizado a 153 anos-luz da Terra, o planeta pesa pouco menos do que Júpiter e orbita sua estrela 100 vezes mais perto do que a distância entre Júpiter e o Sol. O HD 209458b dá a volta completa em sua estrela em apenas 3,5 dias. Para efeito de comparação, Mercúrio, o planeta mais rápido do nosso sistema solar, dá a volta no Sol a cada 88 dias.
O COS também detectou carbono e silício saindo da atmosfera aquecida a mais de 1093º C. Os gases saindo do planeta viajam a mais de 35 mil quilômetros por hora.
Apesar dos números, acredita-se que ainda levará um trilhão de anos para que o planeta desapareça, evaporando devindo ao calor da estrela.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Nenhum comentário: