terça-feira, dezembro 07, 2010

História de Perfurar direcional


Muitos pré-requisitos permitiram este suite das tecnologias de tornar-se produtivo. Provavelmente a primeira exigência era o realization que os poços de óleo (ou os poços de água, mas desde que são mais rasos, a maioria de desenvolvimento estava na indústria de óleo) não são necessariamente verticais. Este realization era completamente lento, e não agarrava realmente a atenção da indústria de óleo até os 1920s atrasados em que havia diversos lawsuits que alegam que os poços perfuraram de um equipamento em uma propriedade tinham cruzado o limite e penetrava um reservatório em uma propriedade adjacente. Inicialmente, a evidência do proxy tal como mudanças da produção em poços pre-existing foi aceitada, mas tais casos abasteceram o desenvolvimento das ferramentas de pequeno diâmetro capazes de examinar poços como (ou durante) seu perfurar.

Medição inclinação de um wellbore (seu desvio do vertical) são as necessidades comparativamente simples-um um o pêndulo de alguma sorte. Mas medição azimuth (sentido com respeito à grade geográfica em que o wellbore está funcionando do vertical) era mais difícil. Em determinadas circunstâncias os campos magnéticos podiam ser usados, mas podiam ser influenciados por wellbores internos usados metalwork, assim como o metalwork usado no equipamento perfurando. O avanço seguinte estava na modificação de compassos gyroscopic pequenos pelo Sperry Corporaçõ, que fazia compassos similares para a navegação aeronáutica. Sperry fêz este sob o contrato a Óleo do sol (quem foram envolvidas em um lawsuit como descritos acima), e uma companhia spin-off “Sol de Sperry“foi dado forma, que o tipo continua a este dia, absorveu em Halliburton.

A experiência prévia com perfurar giratório tinha estabelecido diversos princípios para a configuração do equipamento perfurando fura para baixo (“o conjunto inferior do furo” ou o “BHA”) que seria “furo curvado perfurando prone” (os desvios acidentais iniciais do vertical seriam aumentados). a Contador-experiência tinha dado também aos perfuradores direcionais adiantados (“DD”) os princípios do projeto do BHA e da prática perfurando que ajudariam trazer mais próximo a um furo curvado o vertical.

Combinados, estes examinam as ferramentas e os projetos do BHA feitos perfurar direcional possível, mas foi percebido como arcane. O avanço principal seguinte estava no 1970s, quando motores perfurando do downhole (aka motores da lama, dirigido pelo poder hidráulico da lama perfurando circulou abaixo a corda da broca) tornou-se comum. Estes permitiram que o bocado fosse girado no fundo do furo, quando a maioria da tubulação de broca foi prendida estacionária. Including uma parte de tubulação curvada (“dobrou o submarino”) entre a tubulação de broca estacionária e o alto do motor permitiu que o sentido do wellbore fosse mudado sem necessitar retirar toda a tubulação de broca e colocar um outro whipstock. Acoplado com o desenvolvimento de MWD (se usando telemetria do pulso da lama ou EM a telemetria, que reserva ferramentas fura para baixo para emitir para trás dados direcionais à superfície sem operações perfurando perturbando), perfurar direcional tornou-se mais fácil. Determinados perfis não poderiam ser perfurados sem a corda da broca que gira em todas as vezes.

O avanço principal o mais recente em perfurar direcional foi o desenvolvimento de uma escala das ferramentas Steerable giratórias que permitem o controle tridimensional do bocado sem parar a rotação da corda da broca. Estas ferramentas [Volta] dos serviços perfurando de Weatherford, Bem-Guia de Gyrodata, PowerDrive de Schlumberger, AutoTrak de Padeiro Hughes, Descobridor, GeoPilot & EZ-Piloto de Serviços perfurando de Sperry/Halliburton) tenha quase automatizou o processo de perfurar furos altamente deviated na terra. São perfurar direcional caro, assim mais tradicional continuarão para o futuro foreseeable.

Até a movimentação para reduzir o custo elevado destes dispositivos tem sido conduzido recentemente da parte externa “as três” companhias de serviço grandes do oilfield pelos empreendedores e pelos inventores que trabalham essencialmente sozinho. Com uma aquisição recente por Halliburton, isto está mudando gradualmente e a movimentação para introduzir um sistema Steerable giratório low-cost viable é sobre.

Fonte: http://www.worldlingo.com/

Nenhum comentário: