terça-feira, dezembro 07, 2010

Tipos de poços



Os poços de óleo vêm em muitas variedades. Pelo líquido produzido, pode haver os poços que produzem o óleo, os poços que produzem o óleo e gás natural, ou poços isso somente gás natural do produto. O gás natural é quase sempre um byproduct de produzir o óleo, desde solução saída do carbono do gás as correntes pequenas, claras porque se submete à redução da pressão do reservatório à superfície, similar a destampar um frasco do PNF da soda onde o dióxido de carbono effervesces. O gás natural não desejado pode ser um problema da eliminação no local bom. Se não houver um mercado para o gás natural perto do wellhead é virtualmente valueless desde que deve ser conduzido à extremidade - usuário. Até recentemente, tal gás não desejado era consumo no wellsite, mas devido aos interesses ambientais esta prática está tornando-se mais menos comum. Frequentemente, gás não desejado (ou “encalhado” sem um mercado) o gás é bombeado para trás no reservatório com uma “injeção” bem para a eliminação ou repressurizing a formação produzindo. Uma outra solução é exportar o gás natural como a líquido. [1]o Gás-à-líquido, (GTL) é uma tecnologia tornando-se que os conversos encalharam o gás natural no combustível sintético da gasolina, do diesel ou de jato com o processo de Fischer-Tropsche desenvolvido na guerra II Germany da palavra. Tais combustíveis podem ser transportados através dos encanamentos e dos tankers convencionais aos usuários. Os combustíveis da reivindicação GTL dos Proponents queimam o líquido de limpeza do que combustíveis comparáveis do petróleo. A maioria de companhias de óleo internacionais principais estão em estágios do desenvolvimento avançado da produção de GTL, com (140.000 tambores/dia) uma planta world-scale de GTL em Qatar programado vir em linha antes de 2010. Nas posições tais como os Estados Unidos com uma demanda elevada do gás natural, os encanamentos são construídos para fazer exame do gás do wellsite ao consumidor da extremidade.

Uma outra maneira óbvia classificar poços de óleo é pela terra ou por poços offshore. Há a diferença muito pequena no poço própria. Um poço offshore alveja um reservatório que aconteça ser debaixo de um oceano. Devido à logística, perfurar um poço offshore é mais caro distante do que um poço onshore. Por muito o tipo o mais comum é o poço onshore. Estes poços pontilham as planícies grandes do sul e centrais, Estados Unidos do sudoeste, e são os mais comuns bem em o Oriente Médio.

Uma outra maneira classificar poços de óleo é por sua finalidade em contribuir ao desenvolvimento de um recurso. Podem ser caracterizados como:

poços da produção estão perfurados primeiramente produzindo o óleo ou o gás, uma vez que a estrutura e as características produzindo são determinadas
poços do appraisal são usados avaliar características (tais como a taxa de fluxo) de uma acumulação provada do hidrocarboneto
poços da exploração são perfurados puramente para (finalidades exploratory do recolhimento da informação) em uma área nova
poços desorganizados são perfurados baseou em um elemento grande da esperança, em uma área da fronteira onde pouco seja sabido sobre a subsuperfície. Nos dias adiantados da exploração de óleo dentro Texas, os wildcats eram comuns porque as áreas produtivas não foram estabelecidas ainda. Em épocas modernas, a exploração de óleo em muitas áreas alcançou uma fase muito madura e as possibilidades de encontrar o óleo simplesmente perfurando em aleatório são muito baixas, e muito mais esforço é colocado em poços da exploração e do appraisal.
Em um local bom produzindo, os poços ativos podem mais mais ser categorizados como:

produtores de óleo produzindo hidrocarbonetos predominantly líquidos, mas na maior parte com algum gás associado.
produtores do gás produzindo hidrocarbonetos quase inteiramente gasosos.
injectores da água injetando a água na formação a manter reservatório a pressão ou para dispôr simplesmente da água produziu com os hidrocarbonetos porque mesmo após o tratamento, seria demasiado oleosa e demasiado saline ser considerada limpa para despejar ao mar, deixou sozinho em uma fonte de água fresca, na caixa de poços onshore. Freqüentemente a injeção da água tem um elemento da gerência do reservatório e da eliminação produzida da água.
produtores do aquifer intencionalmente produzindo reservatório água para que a re-injeção controle a pressão. Isto de fato está movendo a água do reservatório de onde não é como útil a onde é mais útil. Estes poços serão usados geralmente somente se a água produzida dos produtores do óleo ou do gás for insuficiente para finalidades da gerência do reservatório. Usar o aquifer produziu a água melhor que a água de mar é devido ao chemistry.
injectores do gás injetando o gás no reservatório frequentemente como meios da eliminação ou sequestering para a produção mais atrasada, mas para manter também a pressão do reservatório.
Classificação de Lahee [2]

Wildcat novo do campo (NFW) - longe de outros campos produzindo e em uma estrutura que não produzisse previamente.
Wildcat novo do Pool (NPW) - pools novos já em produzir a estrutura.
Teste mais profundo do Pool (DPT) - já em produzir a estrutura e o pool, mas em uma zona de pagamento mais profunda.
Teste mais raso do Pool (SPT) - já em produzir a estrutura e o pool, mas em uma zona de pagamento mais rasa.
Outpost (PARA FORA) - geralmente dois ou mais posições da área produtiva a mais próxima.
Poço do desenvolvimento (Colaborador) - pode estar na extensão de uma zona de pagamento, ou entre poços existentes (Infill).

Custo
O seguinte é uma comparação rápida de custos do poço da média para Reino Unido Prateleira continental (UKCS). Estes custos excluem testar (por exemplo, taxa de fluxo que testa), e são baseados em valores de março 1998. Os preços dobraram desde então[a citação necessitou]:

Os custos bons típicos para UKCS jorram em 1998 Posição boa Custo típico (nos milhões de £)
Do norte Mar norte 8 – 12
Ao oeste de Shetland 5 – 15
Mar norte do sul 7 – 12
Mar Irish 2 – 3

O custo de um poço offshore depende fortemente do remoteness da posição que está sendo perfurada. Daqui o mar Irish (água rasa, perto da costa) é barato na comparação ao ao oeste de Shetland (água profunda, longe da costa e de outras facilidades). O custo 2006 de uma alta pressão central do mar norte, poço da alta temperatura é aproximadamente $35-50 milhões. Os poços de água profundos no golfo de México podem custar sobre $100 milhões.[citação necessitada]

Os poços Onshore podem ser consideravelmente mais baratos, particularmente se o campo está em uma profundidade rasa, onde os custos variem de menos de $1 milhão a $15 milhões para poços profundos e difíceis.[a citação necessitou]


Recifes
Plataformas Offshore, a estrutura suportando do poço, produto recifes artificiais.

Fonte: http://www.worldlingo.com/

Nenhum comentário: