terça-feira, dezembro 07, 2010

Perfuração direcional


Perfurar direcional (sabido às vezes como perfurar inclinado fora da indústria de óleo) é a ciência de perfurar non-vertical poços. Perfurar direcional pode ser quebrado para baixo em três grupos principais: Oilfield Perfurar direcional, perfurar direcional da instalação de serviço público (sabido geralmente como perfurar direcional de H.D.D./HorizontalPerfuração direcional) e em-emende perfurar direcional (methane do Coal-Bed).

Benefícios
Os poços direcionais são perfurados para diversas finalidades:

Aumentando o comprimento exposto da seção através do reservatório perfurando através do reservatório em um ângulo
Perfurar no reservatório onde o acesso vertical é difícil ou nao possível. Por exemplo um oilfield sob uma cidade, sob um lago, ou debaixo de um difícil de perfurar a formação
Reservando mais wellheads para ser agrupado junto em uma posição de superfície pode permitir que poucos movimentos do equipamento, menos distúrbio da área de superfície, e fazem mais fácil e mais barato terminar e produzir os poços. Por exemplo, no plataforma do óleo ou o revestimento offshore, até aproximadamente 40 poços pode ser agrupado junto. Os poços ventilarão para fora da plataforma no reservatório abaixo. Este conceito está sendo aplicado aos poços da terra, permitindo que as posições subsuperficiais múltiplas sejam alcançadas de uma almofada, reduzindo o impacto ambiental.
De “poços relevo perfurando” para aliviar a pressão de um poço produzindo sem restraint (um “sopro para fora”). Neste scenario, outros bons podiam ser perfurados começando por uma distância segura longe do sopro para fora, mas cruzando o wellbore incomodado. Então, o líquido pesado (líquido da matança) é bombeado no wellbore do relevo para suprimir a alta pressão no wellbore original que causa o blowout.
A maioria de perfuradores direcionais são dados um trajeto bom a seguir que esteja predeterminado por coordenadores e por geólogos antes que perfurar comece. Quando o perfurador direcional começa o processo perfurando, os exames periódicos estão feitos exame com um instrumento da câmera do downhole (“única câmera do tiro”) para fornecer dados do exame (inclinação e azimuth) do furo bom.

Estes retratos são feitos exame tipicamente em intervalos entre 30-500 pés, com 90 pés comum durante mudanças ativas do ângulo ou do sentido, e em distâncias de 200-300 pés que são típicos quando “perfurando adiante” (não fazendo mudanças ativas ao ângulo e ao sentido)

Durante o ângulo crítico e as mudanças de sentido, especialmente ao usar um motor do downhole, um MWD (Medida ao perfurar) a ferramenta será adicionada ao corda da broca para fornecer as medidas continuamente updated que podem ser usadas para (perto) ajustes real-time.

Estes dados indicam se o poço estiver seguindo o trajeto de planeamento e se a orientação do conjunto perfurando é causar bem para deviate como de planeamento. As correções são feitas regularmente pelas técnicas tão simples como ajustando a velocidade de rotação ou a broca amarre o peso (peso no fundo) e a rigidez, assim como mais complicado e pelo tempo - métodos consumindo, tais como introduzir um motor do downhole.

Tais retratos, ou os exames, são traçados e mantidos como uma engenharia e um registro legal que descrevem o trajeto do furo bom. Os retratos do exame feitos exame ao perfurar são confirmados tipicamente por um exame mais atrasado completamente do borehole, tipicamente usando “multi-dispararam um dispositivo na câmera”.

Multi-disparou em avanços da câmera a película em intervalos do tempo de modo que selando o instrumento da câmera em uma carcaça tubular e deixando cair o conjunto na corda perfurando (para baixo a apenas acima do bocado perfurando), e então retirando a corda da broca em intervalos do tempo, o poço pudesse inteiramente ser examinado em intervalos regulares (aproximadamente cada 90 pés que são comuns, o comprimento típico de 2 ou 3 junções da tubulação de broca, sabidas como um carrinho, desde que a maioria de equipamentos perfurando “estão para trás” a tubulação retirada do furo em tais incrementos, sabido como “estão”.)

Com tecnologia moderna os feats grandes podem ser conseguidos. Visto que 20 anos há de poços perfurados em 60 graus através do reservatório foram conseguidos, perfurar horizontal é agora normal.

Perfurar longe da posição de superfície requer ainda o planeamento e o projeto cuidadosos. Os suportes record atuais controlam poços sobre 10 quilômetros (6 milhas) longe da posição de superfície em uma profundidade de somente 1600-2600 m (5.200-8.500 ft). Estes são poços perfurados de uma posição da terra debaixo do mar (Fazenda de Wytch (BP), costa sul de Inglaterra, ARA (total), costa sul de Argentina (TFE) Dieksand (RWE), costa norte de Germany, Chayvo (ExxonMobil), costa do leste do console de Sakhalin, Rússia, e o mais recentemente Al Shaheen (óleo Qatar COMO), Qatar Offshore de Maersk.[1]

Fonte: http://www.worldlingo.com/

Nenhum comentário: