segunda-feira, dezembro 06, 2010

Avaliação da formação


Em petróleo exploração e desenvolvimento, avaliação da formação é usado determinar a abilidade de um borehole de produzir petróleo. Essencialmente, é o processo de “reconhecer um poço do comercial quando você perfura um”.

Perfurar giratório moderno usa geralmente uma lama pesada como um lubrificante e como os meios de produzir uma pressão confinando de encontro à cara da formação no borehole, impedindo blowouts. Somente em casos raros, catastróficos e em filmes de Hollywood, oleie e em poços de gás vindo dentro com uma fonte do óleo gushing. Na vida real, aquele é a blowout- e geralmente também um disastre financeiro e ambiental. Mas controlar blowouts tem o filtrate da inconveniente-lama embebe na formação em torno do borehole e um bolo de lama emplastra os lados do furo. Estes fatores obscurecem a presença possível do óleo ou do gás em formações muito porosas uniformes. Mais adicional complicar o problema é a ocorrência difundida de quantidades pequenas de petróleo nas rochas de muitos sedimentary províncias. No fato, se uma província sedimentary for absolutamente estéril dos traços do petróleo, um é provavelmente foolish continuar perfurando lá.

O problema da avaliação da formação é uma matéria de responder a duas perguntas:

O que são os limites mais baixos para a porosidade, a permeabilidade e os limites superiores para o saturation da água que permitem a produção rentável de uma zona particular da formação ou de pagamento; em uma área geográfica particular; em um clima econômico particular.
Faça algumas das formações bem abaixo na consideração excedem estes limites mais baixos.
É complicado pelo impossibility diretamente de examinar a formação. É, no short, o problema de olhar a formação indiretamente.
Ferramentas da avaliação da formação
Ferramentas para detectar o óleo e o gás ter evoluído por sobre um século. O mais simples e a maioria ferramenta direta são cortes bons examinação. Alguns oilmen mais velhos moeram os cortes entre seus dentes e provaram-nos para ver se o óleo cru estivesse atual. Hoje, um geólogo do wellsite ou um mudlogger usam um stereoscopic powered ponto baixo microscópio para determinar o lithology da formação que está sendo perfurada e para estimar a porosidade e o óleo possível que mancham. Um portátil ultravioleta a caixa clara da câmara ou do “Spook” é usada examinar os cortes para fluorescence. O Fluorescence pode ser uma indicação do óleo cru que mancha, ou da presença de minerais fluorescentes. Podem ser diferenciados colocando os cortes no watchglass ou prato enchido solvente da ondulação. O solvente é geralmente tetrachlorethane do carbono. O óleo cru dissolve-se e então redeposits como um anel fluorescente quando o solvente evapora. A gravação escrita da carta da tira destas examinações é chamada um registro ou um mudlog da amostra.

A examinação boa dos cortes é uma habilidade instruída. Durante perfurar, as microplaquetas da rocha, geralmente mais menos do que aproximadamente 1/8 de polegada (6 milímetros) transversalmente, são cortadas do fundo do furo pelo bocado. A lama, jorrando fora dos furos no bocado sob a alta pressão, lava os cortes afastado e levanta o furo. Durante seu desengate à superfície podem circular em torno do drillpipe de giro, misturar com os cortes que caem para trás abaixo o furo, misturar com os fragmentos desabando das paredes do furo e misturar com viajar dos cortes mais rápido e mais lento no mesmo sentido ascendente. São selecionados então fora do mudstream pelo shaker do xisto e queda em uma pilha em sua base. Determinar o tipo de rocha que está sendo perfurada a qualquer altura é uma matéria de saber de “o tempo retardação” entre uma microplaqueta que está sendo cortada pelo bocado e o tempo onde alcança a superfície onde é examinado então pelo geólogo do wellsite (ou mudlogger como são chamados às vezes). Uma amostra dos cortes feitos exame em um tempo apropriado conterá os cortes atuais em uma mistura do material previamente perfurado. Reconhecê-los pode ser muito difícil às vezes, por exemplo após “mordeu o desengate” quando um par das milhas da tubulação de broca foi extraído e retornado ao furo a fim substituir um bocado maçante. Em tal hora há uma inundação do material extrangeiro batida das paredes do borehole (cavings), fazendo a tarefa dos mudloggers mais difícil.

Fonte: http://www.worldlingo.com/

Nenhum comentário: