No início de setembro, o gerente-geral de Exploração e Produção da Petrobras, Ricardo Albuquerque Araújo, anunciou que o município de Itajaí deverá ser contemplado, em 2016, com um porto da estatal para dar suporte logístico às operações do pré-sal. Segundo ele, a Petrobras planeja novos portos e aeroportos para entrarem em operação de 2014 a 2016. Para 2014, pretende inaugurar o porto de Ubu, no Espírito Santo, e aeroporto no Rio de Janeiro. Se a obra da estatal sair do papel, a região de Itajaí ganhará ainda mais força como polo portuário, já que sedia os portos de Itajaí e Navegantes, além de outros terminais privados.
"A perspectiva de crescimento da logística da Petrobras nos próximos cinco anos é de 100%", afirmou, destacando que a logística tem de acompanhar o ritmo de crescimento da produção, que vai passar dos atuais 2,7 milhões de barris por dia para 5,3 milhões em 2020, um aumento de 7,1% a cada ano. Araújo comentou ainda que para deslocar funcionários e equipamentos para as operações no pré-sal da Bacia de Santos - que está a 300 quilômetros da costa - a companhia vai apostar no uso de hubs logísticos, que funcionam como centros de distribuição.
A notícia do novo porto gerou grande expectativa na região, já que depois de um 2009 marcado pela ressaca da enchente de 2008, que destruiu parte do cais e dificultou as operações, o porto de Itajaí se recupera e cresce na movimentação de cargas. A perspectiva é de movimentar 800 mil TEU's (contêiner de 20 pés) contra 693 mil TEU's em 2008, ano que havia sido recorde. No dia 13 de setembro o governo federal inaugurou a recuperação do berço 1 de atracação do porto de Itajaí. Segundo Augusto Wagner Martins, secretário-executivo da Secretaria Especial de Portos, em outubro deve ser inaugurada a segunda etapa da obra. Ainda permanece em recuperação o berço 2, com entrega prevista para outubro.
No primeiro semestre deste ano, o porto de Itajaí movimentou 1.849.662 TEUS, um crescimento de 57% sobre os 789.983 TEUS movimentados no mesmo período de 2009. Apesar da recuperação, o volume ainda está abaixo dos 3.182.915 TEUS movimentados no primeiro semestre de 2008, antes da enchente. O valor investido pelo governo federal na recuperação do porto catarinense foi de aproximadamente R$ 276 milhões. Além da recuperação dos berços, destruídos pela força da água no desastre de novembro de 2008, foi necessário dragar o canal do Rio Itajaí-Açu. O calado que era de onze metros ficou em seis, em alguns pontos, em função do assoreamento do rio.
Dragagem de aprofundamento dos canais
Além da reconstrução programada, está em fase de licitação o projeto para a dragagem de aprofundamento dos canais interno e externo e a bacia de manobras. A expectativa é de que as obras a serem licitadas sejam concluídas até julho de 2011. Com recursos do Programa Nacional de Dragagem (PND), estão previstos R$ 55 milhões em investimentos oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O projeto possibilitará a operação de navios maiores e mais modernos. A profundidade (calado) passará dos atuais nove para 14 metros. O Porto de Itajaí é responsável por 70% das exportações catarinenses.
Fonte: http://www.nicomexnoticias.com.br/
"A perspectiva de crescimento da logística da Petrobras nos próximos cinco anos é de 100%", afirmou, destacando que a logística tem de acompanhar o ritmo de crescimento da produção, que vai passar dos atuais 2,7 milhões de barris por dia para 5,3 milhões em 2020, um aumento de 7,1% a cada ano. Araújo comentou ainda que para deslocar funcionários e equipamentos para as operações no pré-sal da Bacia de Santos - que está a 300 quilômetros da costa - a companhia vai apostar no uso de hubs logísticos, que funcionam como centros de distribuição.
A notícia do novo porto gerou grande expectativa na região, já que depois de um 2009 marcado pela ressaca da enchente de 2008, que destruiu parte do cais e dificultou as operações, o porto de Itajaí se recupera e cresce na movimentação de cargas. A perspectiva é de movimentar 800 mil TEU's (contêiner de 20 pés) contra 693 mil TEU's em 2008, ano que havia sido recorde. No dia 13 de setembro o governo federal inaugurou a recuperação do berço 1 de atracação do porto de Itajaí. Segundo Augusto Wagner Martins, secretário-executivo da Secretaria Especial de Portos, em outubro deve ser inaugurada a segunda etapa da obra. Ainda permanece em recuperação o berço 2, com entrega prevista para outubro.
No primeiro semestre deste ano, o porto de Itajaí movimentou 1.849.662 TEUS, um crescimento de 57% sobre os 789.983 TEUS movimentados no mesmo período de 2009. Apesar da recuperação, o volume ainda está abaixo dos 3.182.915 TEUS movimentados no primeiro semestre de 2008, antes da enchente. O valor investido pelo governo federal na recuperação do porto catarinense foi de aproximadamente R$ 276 milhões. Além da recuperação dos berços, destruídos pela força da água no desastre de novembro de 2008, foi necessário dragar o canal do Rio Itajaí-Açu. O calado que era de onze metros ficou em seis, em alguns pontos, em função do assoreamento do rio.
Dragagem de aprofundamento dos canais
Além da reconstrução programada, está em fase de licitação o projeto para a dragagem de aprofundamento dos canais interno e externo e a bacia de manobras. A expectativa é de que as obras a serem licitadas sejam concluídas até julho de 2011. Com recursos do Programa Nacional de Dragagem (PND), estão previstos R$ 55 milhões em investimentos oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O projeto possibilitará a operação de navios maiores e mais modernos. A profundidade (calado) passará dos atuais nove para 14 metros. O Porto de Itajaí é responsável por 70% das exportações catarinenses.
Fonte: http://www.nicomexnoticias.com.br/
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