terça-feira, agosto 31, 2010

REPAR E CUBATÃO NO CRONOGRAMA DE PARADAS PROGRAMADAS


As Refinarias Presidente Getúlio Vargas (Repar) e Presidente Bernardes (Cubatão) estão entre as unidades da Petrobras com paradas programadas para o segundo semestre deste ano, segundo a coordenadora da área de Abastecimento da estatal, Luciane Tomazzini. Diante desse cronograma estipulado pela estatal, a dúvida que surge é se esses períodos sem produção irão acarretar no aumento de importações pela companhia.

Esse questionamento entra em pauta pelo fato de que, no primeiro semestre, a refinaria de Paulínea (Replan), principal unidade do sistema Petrobras, entrou em parada programada, encerrada em maio. Justamente nesse período, compreendido pelo segundo trimestre do ano, houve um aumento de importação de diesel, que afetou o balanço da estatal, motivando críticas de analistas do mercado. No entanto, a paralisação da Replan incrementou a capacidade da refinaria em cerca de 30 mil barris diários.

Entre as duas unidades que irão parar, a primeira será a Refinaria Presidente Getúlio Vargas, que já está fora de operação e volta a funcionar em 30 de agosto. A Repar, que tem capacidade instalada de 189 mil barris diários, está localizada em Araucária, no Paraná, e tem como principais produtos GLP, gasolina, óleo diesel, óleos combustíveis, querosene de aviação, asfaltos e nafta.

Na sequência, em setembro, a Refinaria Presidente Bernardes irá parar por um período de 30 dias. Instalada em Cubatão, São Paulo, a unidade produz 170 mil barris por dia, o que corresponde a 11% da produção de derivados no Brasil. Os principais produtos gerados por essa planta são: gasolina de aviação, diesel ecológico, gasolina Podium, componentes da gasolina da Fórmula 1 e coque para exportação.

Planejamento

A decisão de parar refinarias é comum na indústria do petróleo, especialmente em virtude dos riscos atrelados à rotina do setor. Essas paradas, em tese, não afetam a produção da Petrobras, já que é realizado um equilíbrio através de outras unidades do sistema. É justamente o caso do planejamento para o segundo semestre: Repar e Cubatão param, no momento em que a Replan, maior refinaria da companhia, volta a operar a pleno vapor, suprindo a demanda do período.

Fonte: http://www.nicomexnoticias.com.br/

Nenhum comentário: