terça-feira, agosto 03, 2010

Cooler da estação espacial para de funcionar


Quaisquer reparos envolverão a substituição da bomba de amônia, um trabalho complicado que pode exigir duas saídas da estação. Duas bombas reserva estão armazenadas fora da ISS.


CABO CANAVERAL - Metade do sistema de resfriamento da Estação Espacial Internacional (ISS) de repente parou de funcionar no final de semana, forçando os astronautas a diminuir a potência dos equipamentos e a lidar com a probabilidade de terem que sair para realizar reparos urgentes.

No domingo, gerentes da NASA deram aprovação preliminar para duas saídas na nave, uma das quais acontecerá nesta semana. Dois dos americanos a bordo já estavam preparados para fazer uma caminhada na próxima quinta-feira para manutenção rotineira, embora os reparos possam ser muito mais complicados do que a tarefa anteriormente planejada.
Autoridades afirmaram que os seis ocupantes da estação não corriam perigo e que o complexo orbital estava em situação estável.
O problema surgiu na noite de sábado, quando um dos dois circuitos de resfriamento abastecidos por amônia parou de funcionar. Esse sistema é fundamental para operações internas. Os dois circuitos garantiam que todos os equipamentos eletrônicos da estação não se superaquecessem e, com um desses sistemas inoperante, não há como assegurar o resfriamento se aparecer uma nova falha.
A astronauta Tracy Caldwell Dyson rapidamente iniciou o procedimento para desligar os aparelhos, enquanto seu companheiro Douglas Wheelock instalava um cabo de ligação para manter todas as salas resfriadas.
Quaisquer reparos envolverão a substituição da bomba de amônia, um trabalho complicado que pode exigir duas saídas da estação. Duas bombas reserva estão armazenadas fora da ISS.

Fonte; http://info.abril.com.br/

Nenhum comentário: