sábado, junho 26, 2010

Na mão: Nokia X6 é um smartphone completo


Com 3G, Wi-Fi, GPS, Symbian e uma memória interna invejável de 16 GB, o Nokia X6 é um smartphone completo. Um pouco parecido com o X3, ele abandona o teclado slide e conta com apenas três botões físicos. O que não é um problema, pois o touchscreen é bastante sensível.

A ideia do X6 é fazer você jogar seu MP3 player fora, se ele tiver menos de 16 GB. Só que esse espaço surpreendente, na verdade, é a metade da capacidade do outro X6, lançado lá fora e dono de 32 GB internos. Mesmo assim, fica difícil reclamar. Ele vem com o Nokia Comes With Music, para downloads ilimitados por 1 ano, ausente no X6 de 16 GB internacional.
Entre outras características, ele manda bem com um dual-flash LED e câmera de 5 megapixels. O processador é um ARM de 434 MHz. Quanto ao Symbian, há possibilidade de sincronização com várias redes sociais no menu principal. Ele também é compatível com o Ovi Maps.

Em princípio, ficamos felizes em ver um botão na lateral para destravar o telefone e dispensar a clássica sequência de botões * mais Menu. No caso, contudo, funcionou o ditado do “o que é bom dura pouco”. O smartphone costuma travar bem rápido, o que te faz recorrer bastante ao botão. Também há aquele botãozinho na parte superior da tela com atalhos rápidos de música, vídeo, mapas etc. Esse sim facilita bastante a vida.

Outra característica é a possibilidade de sincronização com um acessório da Nokia para dar a ele sinal digital, via Bluetooth. Vale considerar que o receceptor custa 200 reais, por isso talvez valha mais a pena comprar um telefone já com esse recurso.

Uma pena que, por enquanto, o X6 esteja custando 1.500 reais desbloqueado. Com algum plano das operadoras vindo por aí, porém, torcemos para ver etiquetas mais razoáveis.
O aparelho exibe uma tela de 3,2 polegadas e tem 11 centímetros de altura por 5 de largura, ocupando um espaço razoável no bolso. A espessura é de 1,38 centímetros, ou seja, ele não é nem largo e nem finíssimo. Embora não estejamos duvidando da sua resistência, dá para dizer que a construção dele não passa grande segurança. A tampa de trás fica rangendo um pouco enquanto você o manuseia.


Nenhum comentário: