quarta-feira, junho 02, 2010

Globo estreia app para TV digital em celular


LG GM600, ou TV Phone, custa 699 reais


SÃO PAULO - O primeiro celular brasileiro com TV digital interativa foi lançado hoje pela LG, com um aplicativo da TV Globo. Com a consolidação da tendência, a Globo espera que 30 milhões de celulares no país tenham o recurso até 2014.

“O lançamento do celular, o LG TV Phone, deve provocar o surgimento de outros aparelhos da concorrência e aumentar o acesso à TV mobile interativa, se igualando ao número de celulares com acesso internet”, afirma Raymundo Barros, diretor da divisão de engenharia da TV Globo de São Paulo.

No fim do ano passado, 1,5% dos celulares no Brasil tinha TV digital, número que pode pular para 5% até o fim de 2010, de acordo com o chefe de produtos da LG Rodrigo Ayres.

A Globo desenvolveu até agora 9 aplicativos interativos para dispositivos fixos (como TVs) e portáteis (como smartphones), que já foram distribuídos para os fabricantes de eletrônicos. Agora, a Globo aguarda que os fabricantes suportem seus aplicativos.

No caso específico do app exibido hoje para o celular da LG, o software exibe informações sobre os jogos da Copa de 2010, como escalações dos times, classificações dos grupos e enquetes. Com o fim da Copa, o aplicativo da Globo passará a acompanhar o Campeonato Brasileiro e outros torneios nacionais.

Segundo a emissora carioca, a intenção é disponibilizar outros aplicativos nos médio prazo, que permitam, por exemplo, a interação com programas como o Big Brother Brasil. A ideia é que os usuários possam votar em quem vai para o paredão diretamente no aplicativo, sem precisar enviar SMS.
Para Barros, a convergência entre TV e celulares é benéfica tanto para as fabricantes quanto para as emissoras, pois o fenômeno aumenta o interesse pela compra de aparelhos, a audiência da programação televisiva e, de quebra, gera maior tráfego de dados para as operadoras.

Segundo o presidente da agência de publicidade Newcomm, Roberto Justus, o crescimento da TV móvel deve ampliar os ganhos da TV com publicidade. Hoje, o brasileiro já passa, em média, 1h30 min ao dia assistindo à programação televisiva, o que tende a aumentar com o recurso de TV digital portátil.

Questionado sobre a possível desvalorização da TV digital móvel com o crescimento do streaming nos smartphones, Barros disse acreditar na segmentação de mercado. “Nenhuma rede permite fazer streaming de grandes eventos para 30 milhões de usuários, como pode acontecer em 2014”, disse o diretor, em referência ao ano em que a Copa do Mundo acontecerá no Brasil.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Nenhum comentário: