quarta-feira, junho 02, 2010

Como montar um jogo em HTML 5


Conheça os principais passos e as técnicas para criar desenhos e animações com o recurso rival do Flash

Apesar de ainda não ser suportado por todos os browsers populares nem contar com uma definição final aceita pelo W3C (World Wide Web Consortium), entidade responsável pelos padrões da web, o HTML 5 vem ganhando popularidade. Prova disso é que até o próprio Adobe Flash, na versão CS5, passou a contar com ferramentas para exportar animações para o mecanismo de desenho do HTML 5, definido na tag canvas. Neste tutorial, vamos montar um joguinho bem simples, no estilo do antigo Arkanoid, para demonstrar os principais passos e técnicas para criar desenhos e animações com a nova tag para vetores. A versão final do código está disponível em www.info.abril.com.br/downloads/jogo-canvas-html5. A seguir, confira o passo a passo e explore um das principais novidades do HTML 5.

1. Criação da tag
Antes de tudo, crie uma página HTML e adicione a seu corpo, entre as tags e , o código . Note que esse código cria uma tela com 300 pixels de altura e largura, mas não mostra elemento algum caso o browser não seja capaz de exibir o jogo. Para mostrar alguma mensagem, basta colocar o texto antes de . Com isso, já podemos adicionar os comandos de animação, que ficarão num arquivo separado, com extensão JS.

Clique no link abaixo e veja noticia completa.



Fonte: http://info.abril.com.br/

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