domingo, junho 27, 2010

Encontro de galáxia alimenta quasar


Objeto gigante que atrai massa é chamado de quasar



SÃO PAULO - Usando dois dos maiores telescópios do mundo, uma equipe internacional de cientistas encontrou evidências de uma colisão entre galáxias que libera energia para um quasar.

Usando o Very Large Telescope (VLT), no Chile, e o Telescopio Canarias (GTC), nas Ilhas Canárias, cientistas estudaram a atividade do quasar SDSS J0123+00.

Esses corpos celestes são galáxias conhecidas como “ativas”, que emitem grande quantidade de energia de suas regiões centrais. Muitos cientistas argumentam que os quasares contém um buraco negro central, com massa equivalente a de milhões de sóis.

O intenso campo gravitacional do buraco negro atrai material para seu interior. Antes de ser “engolido”, esse material é aquecido e emite grande quantidade de energia responsável pelo brilho do quasar.

Os astrônomos observaram a existência de uma nebulosa gigante de gás ionizado associada ao SDSS J0123+00, e também sinais de entre o quasar e uma galáxia próxima.

Esta nebulosa é seis vezes maior do que a Via Láctea e, provavelmente, foi feita dos detritos da interação entre o SDSS J0123+00 e sua vizinha. Outra evidência que embasa esta hipótese é que uma parte da nebulosa forma uma ponte de material conectando as duas galáxias.

Isso fortalece a ideia de que a atividade nestas galáxias é parcialmente governada pela troca de material entre quasares e suas vizinhas.



Fonte: http://info.abril.com.br/

Nenhum comentário: