domingo, junho 27, 2010

O iMac de 27 polegadas é coisa de cinema


Desktop tudo-em-um da Apple faz bonito na edição de som e vídeo


Usar um iMac de 27 polegadas é como assistir um filme na primeira fila do cinema – você quase não enxerga a cena toda. Mas não leve a mal. Isso está longe de ser uma crítica. Afinal, o micro tudo-em-um da Apple é voltado a quem precisa mesmo desse espaço todo, como editores profissionais ou amadores de som e vídeo. Dá para dividir a tela em várias partes com o maior conforto, abrigando mais de um filme aberto ou trilhas gravadas por diversos instrumentos. Incômodo é só o preço de 7.399 reais.

Não é apenas pelo tamanho que a tela desse computador encanta. Ela também é iluminada por LED e tem resolução de 2.560 por 1.440 pixels. A proporção é de 16:9, e os níveis de brilho e nitidez estão acima da média. A beleza das imagens combina com o design do micro – é limpo e tem acabamento em alumínio. O maior ponto de atenção, que pode envolver a qualidade da tela e defeitos de construção, está no quanto essa máquina esquenta. Em nossos testes, o gabinete chegou a 39,5 graus Celsius. Não tivemos problemas por isso, mas há diversos relatos de falhas na tela em fóruns pela web.

Em nome da beleza, a Apple também pisa na bola no quesito usabilidade de seus periféricos. O teclado pequeno e fininho tem visual de babar, mas não é a melhor coisa do mundo para digitar. Principalmente por deixar de fora as teclas numéricas, mas também por não envolver os dedos como os botões de teclados convencionais, levemente côncavos. Também dá para reclamar do mouse, apesar de ele assumir diversas funções interessantes do touchpad dos MacBooks (elas já foram bastante exploradas aqui). O problema é que ele não se encaixa na palma da mão, sendo um tanto desconfortável.
Recorde de desempenho


Além de espaçoso e bonito, o iMac de 27 polegadas se destaca pelo desempenho da placa de vídeo, que acompanha a configuração topo de linha. O chip ATI HD 4850, com 512 MB de memória dedicada, complementa o conjunto com processador Core i5 750, de 2,66 GHz, memória RAM de 4 GB e disco rígido de 1 terabyte. A crítica vai para a falta de leitor de Blu-ray. A máquina é equipada com um gravador de DVD. O sistema operacional é o Mac OS X Snow Leopard.

Nos testes realizados pelo INFOLAB, o computador conseguiu 6.749 pontos no PCMark Vantage, recorde para modelos tudo-em-um, que se repetiu no benchmark 3DMark Vantage, com 6.489 pontos. No Índice de Desempenho do Windows 7, que foi instalado para a realização dos testes, a máquina alcançou nota 5,9.

Em termos de conectividade, o iMac tem tudo o que se pode esperar. A porta de vídeo é uma MiniDisplay Port, com adaptador para HDMI. Também existem quatro USBs 2.0, uma FireWire 800, rede Gigabit Ethernet e Wi-Fi no padrão 802.11n. Também há Bluetooth e um leitor de cartões SD. Todas as portas ficam na traseira, mas isso não chega a ser um problema, pois o produto desliza e gira facilmente sobre a mesa.



Fonte: http://info.abril.com.br/

Nenhum comentário: