domingo, junho 27, 2010

Antena do iPhone 4 desaponta usuários


iPhone 4: é preciso saber empunhar o smartphone



SÃO PAULO - Apenas um dia após os primeiros iPhones 4 serem entregues aos consumidores de cinco países, o novo gadget da Apple recebeu uma enxurrada de críticas por supostamente não receber o sinal sem fio de modo adequado.


No dia 7 de junho, quando apresentou o iPhone 4 em San Francisco, Steve Jobs elogiou justamente o novo sistema de antenas do smartphone, apresentando como capaz de receber sinal Wi-Fi ou Bluetooth com maior eficiência. Para obter melhor resultado, o celular possui mais antenas internas o que melhora, inclusive, a recepção de sinal de GPS.
A mudança efetuada pela Apple consistiu não somente em incluir mais antenas internas, mas também em deslocá-las para a lateral direita do smartphone, junto à lateral de metal.

O design ajuda a captar sinal sem fio, especialmente quando o iPhone está deitado sobre a mão ou sobre uma mesa, mas pode não ser a melhor opção quando se conversa ao telefone.

Quem empunha um iPhone 4 muitas vezes mantém a mão justamente sobre a área onde ficam as antenas, prejudicando a recepção de sinal.

Smartphones rivais como o Nexus One e o Palm Pre, por exemplo, têm as antenas posicionadas na parte de baixo de seu corpo, evitando problemas como o ´bloqueio parcial´ do sinal pelas mãos dos usuários.

Para muitos críticos da Apple, o problema com as antenas é um erro de design que a companhia conduzida por Jobs não quer admitir publicamente.

Para a Apple, o design está correto e torna o iPhone 4 melhor para navegar em redes sem fio e o usuário apenas deve saber como empunhar seu smartphone de forma a tirar vantagens das “melhorias” implementadas na nova versão do gadget.

Nenhum comentário: