sexta-feira, junho 04, 2010

Cuidado com os spams da Copa do Mundo


Tabela de jogos tem código malicioso escondido para roubar informações financeiras


SÃO PAULO – Pense duas vezes antes de clicar num e-mail que ofereça ingressos gratuitos para jogos da Copa do Mundo, camisas da seleção quase de graça e links duvidosos para vídeos dos craques. É o que alerta um comunicado da empresa de segurança Symantec.


Segundo relatório da fabricante do Norton, a quantidade de spams relativos à Copa do Mundo cresceu 27% no mês de maio, em relação a abril. A tendência, com a proximidade do evento, é que esse número seja ainda maior nas próximas semanas.
Os e-mails indesejados, de acordo com a Symantec, devem aparecer, principalmente, embutindo phishing. Nesse tipo de golpe, a mensagem chega à caixa de entrada com arquivos em anexo ou links que, se abertos, roubam informações financeiras.


A empresa alerta que o internauta deve tomar cuidado extra em relação aos arquivos XLS, abertos pelo Excel. Esse tipo de documento não costuma conter ameaças (é responsável por apenas 7% dos anexos maliciosos). Mas o número deve crescer nas próximas semanas por causa das falsas tabelas de jogos que começam a circular pela internet.


Um blog da Symantec coletou alguns e-mails que contêm ameaças relacionadas ao tema Copa do Mundo. Vale o acesso para ver os modelos e evitar um clique descuidado.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Nenhum comentário: