sexta-feira, maio 14, 2010

A era iPhone começa a acabar


Steve Jobs definitivamente não aprendeu a lição. Insistiu no erro duas vezes e agora vê o Android crescer e superar o iPhone em vendas.

Era óbvio que isso aconteceria, cedo ou tarde. Cheguei a falar isso aqui no blog no fim de 2008 e fui apedrejado por vários leitores. Bom, e agora pessoal? O que dizer da pesquisa da NPD Group, que mostrou que o Android ultrapassou o iPhone e está em segundo lugar em vendas nos Estados Unidos? Acho que até demorou muito para a maré virar para o lado do Google. Talvez por conta da crise financeira internacional americana, em 2008, os fabricantes demoraram para lançar dispositivos com Android. Bastou o maremoto diminuir para que os smartphones com o sistema começassem a aparecer por aí.

Antes que venham jogar mais pedras, não fico torcendo pelo sucesso do Android e também não desejo o fracasso da Apple. Apenas acredito que o modelo fechado criado por Jobs não tem como competir com o sistema democrático e aberto do Google. O Android é como o Windows. Roda em qualquer smartphone, tranqueira ou não. Por isso, é amado pelos fabricantes, que ficam livres para criar diferentes tipos de aparelhos, com configurações básicas ou avançadas – superiores ao iPhone 3GS, por exemplo, no caso do Nexus One e do HTC Desire, só para citar dois exemplos.

Já o iPhone é sempre mais do mesmo. A configuração melhora um pouco a cada ano, o sistema ganha algumas novidades… E só. Além disso, os smartphones são fabricados apenas pela Apple, que fecha os acordos que bem entende com as operadoras, deixando-as amarradas. Como no caso do Android os fabricantes são múltiplos e os aparelhos também, aumentam as chances de descontos ou de celulares gratuitos, dependendo do plano de minutos do usuário.

Esse é certamente um dos motivos que têm impulsionado o sistema lá fora. É questão de tempo até que o mesmo cenário seja reproduzido no resto do mundo. Não adianta nada espernear. Pobre Steve…




Fonte: http://info.abril.com.br/

Nenhum comentário: