quinta-feira, abril 29, 2010

GPS com TV digital tem telona de 7”


Navegador Tele System TS7100 guia com precisão e vira central multimídia

O GPS Tele System TS7100 aproveita muito bem seu enorme LCD de 7 polegadas. Quando não está navegando, o aparelho vira uma central multimídia para exibir programas de TV digital, reproduzir músicas, vídeos e fotos, fazer o papel de viva-voz para o celular e transmitir o som para o rádio do carro. Como navegador, possui boa orientação, é veloz nos cálculos de rota e os mapas trazem boa visualização. O preço que se paga por toda essa mordomia? “Apenas” 1.999 reais.

Vamos às características do navegador como GPS. Os mapas dele são fornecidos pela Tele Atlas e permitem navegação completa por mais de 300 cidades brasileiras. Em outros 900 municípios, a cobertura é apenas básica – serve para consulta, mas não indica com precisão os sentidos das vias, por exemplo. As outras 4.360 cidades são apenas identificadas no mapa. O navegador conta com 13 mil pontos de interesse, que não informam nada além de nome e endereço dos estabelecimentos.

Nos testes realizados pelo INFOLAB nas ruas de São Paulo, o modelo se mostrou preciso nas orientações e emitiu comandos de voz claros e detalhados. Por exemplo: se as duas manobras seguintes estavam a menos de 150 metros, as instruções foram dadas consecutivamente. O aparelho também diferenciou uma simples curva de uma virada brusca de 90 graus e identificou os lados das avenidas e rotatórias. Quando estávamos acima da velocidade permitida, o GPS nos alertou corretamente.

Sinal de qualidade

O Tele System TS7100 teve boa recepção dos satélites durante todo o percurso. Quando entramos num túnel, ele avisou a queda do sinal, mas simulou a trajetória do veículo até se encontrar novamente. O GPS também mostrou agilidade ao recalcular o caminho. Quando erramos o trajeto de propósito, ele demorou apenas 3 segundos para sugerir uma nova rota.

Os mapas exibem algumas construções em 3D, o que facilita a navegação quando você está próximo de pontos turísticos. A tela grande também ajuda a mostrar os nomes das ruas adjacentes. Quando é preciso rolar as imagens na tela, a sensibilidade do touchscreen não deixa a desejar. Embora uma caneta stylus venha junto, nem é preciso utilizá-la. Os menus são simples e recheados por ícones grandes.

Trânsito pesado? Ligue a TV

Quando o trânsito trava, o Tele System TS7100 não perde sua utilidade. Isso porque ele funciona muito bem como media center dentro do carro. Para ver a novela ou o futebol, basta ligar o sinal de TV 1Seg, que pegou bem na região central de São Paulo, durante nossos testes. Em tela cheia, infelizmente, a imagem perdeu bastante qualidade.

O GPS tem memória interna de 512 MB, mas aceita cartões SD de até 2 GB. O navegador é compatível com os formatos WMV, MPEG-4 e XviD (vídeo), WMA, MP3 e OGG (áudio) e JPEG, BMP, GIF e PNG (fotos). Pena que, nos vídeos, o navegador não tenha conseguido carregar as legendas.



Fonte: http://info.abril.com.br/

Nenhum comentário: