quinta-feira, abril 29, 2010

Exército dos EUA encomenda robôs humanóides


Modelo computadorizado mostra como robô será testado


SÃO PAULO – O Exército dos Estados Unidos terá mais uma arma para combater seus inimigos – mas, desta vez, o dispositivo não será usado em campos de batalha.

Um robô bípede com forma e tamanho de um humano está sendo criado para testar roupas à prova de agentes químicos.
Chamado de PETMAN (sigla para o nome Protection Ensemble Test Mannequin), ele terá equilíbrio para caminhar, rastejar, fazer alongamentos e se movimentar como uma pessoa, mas com uma vantagem: pode ser exposto elementos potencialmente nocivos ao corpo.

O exército deve usar o robô para testar respostas fisiológicas à roupa, como suor, temperatura, controle de umidade ou até mesmo a respiração. A ideia é simular da forma mais real o possível a reação de um soldado usando uma roupa protetora.

Criado pela Boston Dynamics, uma empresa que surgiu como spin off do MIT em 1992, o PETMAN deve ficar pronto após 13 meses de desenvolvimento e outros 17 de construção, instalação e validação.

Atualmente, ele se parece mais com uma caixa com pernas, mas já consegue andar a 7 km/h. O robô tem sistema de estímulos hidráulicos e membros articuladas com elementos que absorvem impacto. Veja no vídeo abaixo como ele consegue se manter caminhando em uma esteira mesmo após ser empurrado.

O produto final deve ser entregue em 2011 ao exército dos Estados Unidos.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Nenhum comentário: