sábado, março 20, 2010

Descoberto planeta com massa de 20 Terras


Planeta que orbita em torno de estrela é 20 vezes maior que a Terra


Olhando muito além do nosso Sistema Solar, astrônomos buscam locais similares à Terra ou que, quem sabe, possam conter algum forma de vida.

Até agora, mais de 400 exoplanetas (assim chamados justamente por estarem fora do nosso sistema) já foram descobertos – mas nenhum com as características do recém anunciado Corot-9b.
Orbitando uma estrela a 1.500 anos-luz, ele é o único a possuir um clima considerado temperado por astrônomos (de 160º C a-20º C). Além disso, é o primeiro que se parece com os planetas do nosso sistema solar: possui o tamanho de Júpiter e uma órbita similar à de Mercúrio.

Assim como os gigantes Júpiter e Saturno, o Corot 9b também é composto principalmente por hidrogênio e hélio, no entanto, sua massa pode chegar a 20 vezes a da Terra. Em seu interior, outras semelhanças: ele provavelmente contém elementos como água e rochas, mas a altíssimas temperaturas e pressão.

De todos os exoplanetas descobertos, 70 deles foram encontrados pelo mesmo método: a observação de sua passagem pelas estrelas. O satélite CoRot, da Agência Espacial Francesa, foi responsável por captar a “sombra” que se forma quando o planeta passa na frente da face da estrela voltada para a Terra.

O Corot-9b tem uma órbita de 95 dias, sendo que essa passagem identificável dura oito horas. Os instrumentos do satélite levaram 145 dias para confirmar sua descoberta em 2008. Desde então, mais dados vinham sendo analisados para a melhor compreensão do exoplaneta.

Nenhum comentário: