segunda-feira, fevereiro 01, 2010

Após 4 meses, Telefônica terá web popular


A Telefônica anunciou hoje, na Campus Party, que terá um serviço de banda larga popular a partir de 24 de fevereiro.


O decreto que criou este tipo de banda larga foi anunciado em 10 de outubro de 2009 pelo governador José Serra. Na ocasião, Serra afirmou que a Telefônica seria parceira no serviço.
O acordo, no entanto, fez água quando a Telefônica anunciou que para levar banda larga à casa dos usuários precisaria, primeiro, que eles fossem assinantes de uma linha fixa da empresa - o que não foi aceito pelo governo paulista.

O plano prevê isenção de ICMS às operadoras que oferecerem banda larga de pelo menos 256 Kbps (ou no máximo 1 Mbps) por um valor de até R$ 30 aos usuários paulistas. Com o recuo da Telefônica em outubro do ano passado, a decisão do governo paulista ficou sem efeito até o final de dezembro, quando a NET anunciou sua adesão ao plano.

Agora, a Telefônica afirma que venderá banda larga de 256 Kbps por R$ 29,90 a partir de 24 de fevereiro. Para isso, não usará sua rede de telefonia fixa, mas sim a infraestrutura da TVA, companhia em que o grupo Telefônica mantém participação acionária.
Na prática, o alcance da banda larga popular com a TVA será bem menor do que se contatasse com a infraestrutura de linhas fixas da Telefônica, como foi imaginado pelo governo paulista inicialmente.
Afinal, a rede da Telefônica cobre mais de 90% dos municípios paulistas e possui grande ramificação no Estado, inclusive em bairros afastados de grandes e médias cidades.

Ao anunciar o produto, a Telefônica disse que vai explorar o cabeamento da TVA em toda a região metropolitana de São Paulo. No interior e litoral do Estado, a companhia pretende montar redes sem fio no padrão WiMesh.

Assim, em cidades como Campinas, São José dos Campos ou Santos, por exemplo, os usuários terão a opção de acessar o produto por meio de redes sem fio.

A banda larga popular será comercializada também em pacotes tipos ´combo´, com linha fixa e programação de TV paga. Quem quiser comprar só o serviço de internet, no entanto, tem essa opção assegurada.



Fonte: http://info.abril.com.br/

Nenhum comentário: