quarta-feira, janeiro 13, 2010

Foto em alta indica água no passado de Marte


Formas geológicas marcianas esculpidas pelo vento,água, fluxos de lava, gelo e outras forças da natureza estão sendo analisadas.


Na próxima edição da revista Icarus são apresentadas 21 imagens tiradas pela câmera de alta resolução High Resolution Imaging Science Experiment (HiRISE), acoplada à nave Mars Reconnaissance Orbiter, da NASA.
Uma das fotos mostra as variações de cor em depósitos brilhantes perto de Juventae Chasma, na região chamada de Valles Marineris. Nos cerca de 1,2 km abrangidos, um manto marrom cobre partes do depósito brilhante.


Cientistas acreditam que esses depósitos contém sílica e sulfato de ferro, substâncias consistentes com alterações de temperatura causadas por água acidificada.


A conclusão é a de que a água realmente correu nesses locais, mesmo depois da formação dos cânions. A forte relação entre formas fluviais e depósitos brilhantes encontrados na superfície sustentam a existência de precipitações, fluxos e depósitos de água em estado líquido em algum momento da história marciana.


Para mais imagens em alta de Marte, acesse a página do projeto HiRISE.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Nenhum comentário: