Quanta energia os data centers do Google gastam cada vez que vê um filme no YouTube? As preocupações em torno das questões energéticas estão motivando a criação de mais um conceito em tecnologia: os nano data centers.
O NanoDataCenters Project propõe mudar a forma de distribuição da internet do tradicional esquema cliente-servidor para o peer-to-peer, diminuindo o consumo de energia nos grandes servidores. A ideia é que os próprios usuários funcionem como uma espécie de nano data center, armazenando e distribuindo o conteúdo na sua região. Assim, ao ver um vídeo do YouTube, ele poderia estar armazenado na casa do seu vizinho.
Para isso, os modems usados em casa passariam a ter uma função adicional. Um dos argumentos do projeto é que roteadores, gateways, set-top boxes e companhia ficam 100% do tempo ligados, mas passam boa parte do tempo ociosos nas casas - e poderiam ser mais eficientes se tivessem novas funções. É tudo muito enigmático ainda para se arriscar um palpite sobre o futuro da empreitada. Mas o projeto envolve nomes de peso, como o Instituto Fraunhofer, a Telefônica e a fabricante de modems Thomson. A observar.
Fonte: http://info.abril.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário