quarta-feira, janeiro 13, 2010

Boxee, o software que reúne imagens, músicas, filmes e TV


Convergência é uma palavra que, geralmente, traz embutida a idéia de um aparelho pequeno que faça dezenas de funções. Por que não aplicar o pensamento a um programa? O Boxee é um Centro de Mídia que trabalha com filmes, músicas, séries, redes sociais e muitas outras opções. Feito para ser usado numa TV ligada ao PC, o software é muito bom mesmo na tela do computador.

Seu design equilibra bem usabilidade e beleza, oferecendo ao usuário, logo na janela principal, a maioria das opções habilitadas. Ali pode-se acessar imagens, músicas e filmes, cada mídia acessível por seu ícone respectivo. O menu lateral dá as escolhas para os arquivos, que são poucas e específicas para cada tipo, tais como modo de visualização para fotos e ordem por artistas ou álbuns para músicas.

A idéia de usar o programa pela TV (via controle remoto) não seria completa se não houvesse acesso à televisão propriamente dita. Aí está o grande diferencial do Boxee: o aplicativo traz uma coleção de seriados e programas que, infelizmente, cuja grande maioria só pode ser vista por residentes dos EUA. Isso ocorre devido ao funcionamento do software, que faz streaming de sites como Hulu e Fox Network, acessíveis somente a quem estiver em solo estadunidense.

Apesar disso, o Boxee continua a ser uma excelente escolha em matéria de Centro de Mídia. Além das ferramentas já citadas, o programa vem com pequenos aplicativos que aumentam a experiência do usuário. Pode-se ouvir rádio pelo Last.fm, assistir a matérias pela CNN ou BBC ou vasculhar imagens no Flickr e The Big Picture. O pacote de convergência fica quase completo com a rede social do software, a Boxee.tv, que permite feeds e compartilhamento de vídeos. Ao Boxee só faltou o videogame — e o acesso irrestrito para o Brasil.



Nenhum comentário: