quarta-feira, janeiro 13, 2010

Novo Google Docs é a estreia do G Drive?


Escritório do Google: Google Docs torna-se um disco virtual


O Google anunciou, hoje, que vai mudar as características de seu pacote de produtividade online e permitir que os usuários façam upload de qualquer tipo de arquivo.


Assim, será possível armazenar no Docs não só arquivos criados no serviço (como planilhas de texto e cálculos), mas músicas, vídeos, fotos e arquivos criados no Office, da Microsoft, ou em editores de HTML, imagens e vídeos de qualquer fabricante de software.
Na prática, o Google Docs passará a funcionar como um HD virtual em que o usuário pode gravar qualquer tipo de arquivo. “Ao invés de enviar os arquivos para seu gmail, como acontece atualmente, será agora possível subi-lo diretamente para seu diretório no Google Docs”, diz Vijay Bangaru, gerente do Google em blog do Google Docs.


Bangaru proprõe ainda a substituição dos memory keys pelo uso do Docs. “Deixe de lado os dispositivos USB e armazene tudo o que precisa levar consigo na nuvem. Tudo o que você precisará é uma conexão à web”, anotou Bangaru.


O serviço permite uploads de arquivos de até 250 MB, porém limita o storage do usuário a 1 GB. Para arquivos de Word, por exemplo, há uma limitação maior: só é possível subir arquivos de até 500 Kb por vez. Para arquivos de PowerPoint e PDFs a limitação é o tamanho máximo de 10 MB por upload.


As restrições visam forçar o usuário a converter seus arquivos para os formatos de planilha de texto e apresentação do Google Docs, em detrimento das tecnologias desenvolvidas por rivais.


O pouco espaço inicialmente ofertado (1 GB) pode aumentar se o usuário concordar em pagar por mais espaço. O preço pelo gigabyte adicional é de 25 centavos de dólar por ano. Um storage de 11 GB (10 GB adicionais), por exemplo, custará ao usuário US$ 2,50 ou o equivalente a cerca de R$ 4,25 por ano.


O upload de qualquer tipo de arquivo ainda não está liberado. Segundo Bangaru a nova característica deve estrear para todos os usuários em “algumas semanas”.

Nenhum comentário: