sábado, dezembro 12, 2009

Aplicativo para celular reconhece lugares pela câmera de foto


O Google apresentou nesta semana um novo aplicativo chamado Google Googles, criado para smartphones com sistema operacional Android, que reconhece lugares ao serem fotografados pela câmera do celular e exibe resultados de buscas na internet sobre esse lugar.
Se, por exemplo, um turista encontra um monumento e quer saber mais sobre sua história, simplesmente ativa o aplicativo no celular, faz uma fotografia da estátua (ou simplesmente enfoca o objeto sem fotografar) e o Google Googles exibirá informações relevantes sem necessidade de digitar ou mesmo saber o nome do monumento.
Ao fazer uma consulta, o aplicativo compara a imagem com milhões de fotos em busca de coincidências. Ao identificar o local e o objeto, realiza uma busca com o nome e mostra ao usuário os resultados da busca.
A empresa anuncia que o aplicativo, disponível para download gratuito no site Android Market, pode reconhecer mais de mil lugares, além de obras de arte famosas e símbolos, como rótulos de vinhos e capas de livros. O Googles também utiliza outros recursos como o GPS do smartphone e a bússola para determinar a exata localização do usuário.
Google Googles poderia em breve estar disponível também para smartphones com outros sistemas operacionais, como o iPhone, segundo rumores que circulam em sites especializados.



Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário: