sábado, dezembro 12, 2009

MS libera ferramenta para Windows 7 sob GPL





A Microsoft liberou para download uma ferramenta que permite carregar o Windows 7 em máquinas sem disco óptico sob licença GPLv2, usada para aplicações em código aberto.


Há pouco mais de um mês, um parceiro da fabricante do Windows publicou na Microsoft Store uma ferramenta chamada “Windows 7 USB/DVD Download tool” que permite transferir mais rapidamente o Windows 7 para máquinas como netbooks, que não possuem disco óptico e, por tanto, não podem executar a instalação do Windows 7 a partir de um DVD.
Na ocasião, a ferramenta causou grande controvérsia porque o parceiro da Microsoft usou códigos liberados sob GPLv2 na ferramenta, mas não publicou o aplicativo final sob a mesma licença. Quanto tomou ciência do caso, a Microsoft pediu desculpas e tirou o aplicativo de sua loja. Peter Galli, gerente da Microsoft para temas Open Source, publicou em blog que a ferramenta USB Download Tool está agora disponível novamente para download e com o código disponível sob licença GPLv2, a mesma usada para vários programas criados criados pela comunidade linux.
“Estou contente em anunciar que a Microsoft libera hoje a Open Sourced Windows 7 USB/DVD Download Tool (WUDT) sob licença GPLv2”, anotou Galli.


A ferramenta está agora disponível no site CodePlex, da Microsoft.

Nenhum comentário: