sábado, dezembro 12, 2009

O que esperar do Firefox para 2010?


Firefox terá uma batalha dura pela frente: Internet Explorer e Google Chrome vêm com tudo .
O setor de navegadores promete uma batalha dura em 2010. Explorer e Chrome, nesta ordem, já mostraram que não pouparão esforços para ganhar mercado.
Mês passado, a Microsoft deu pistas que seu IE 9, ainda sem previsão de lançamento, terá capacidade de processar aplicações pesadas direto no navegador. Já a peça do Google, esta semana, teve disponibilizadas suas extensões e causou rebuliço entre os internautas (inclusive entre os que usam Macs). Novos e multiusos navegadores estariam a caminho, sinalizaram as companhias.
Por fóruns e em blogs, muitos usuários perguntaram como Firefox reagiria a tantos ataques da concorrência. Para completar, como se não bastasse o anúncio do Chrome OS, o Google não decidiu ainda se continuará o apoio financeiro à Fundação Mozilla, que, como toda organização, precisa de verba para manter seu funcionamento.
- Será que o navegador sobreviverá? Como ele irá se preparar para 2010? – todos se perguntaram.
Em entrevista a INFO Online, Jeferson Hultmann,da Fundação Mozilla, acredita que sim, o Firefox tem vida longa, embora não possa fornecer muitos detalhes: “A única coisa que posso garantir para 2010 é que haverá o Firefox 3.7”, diz.
“A principal novidade desta versão é que os plug-ins (como Flash/Java) serão isolados em um processo na memória. Isso dará uma grande diferença na estabilidade e consumo de memória”.
De acordo com a Mozilla, hoje, no mínimo 30% dos travamentos são causados por plug-ins. Ano que vem, com a nova abordagem, diz Hultmann, as extensões podem travar, mas sem parar com todo o Firefox.
Outro problema apontado pela Fundação Mozilla em relação aos plug-ins é que há a suspeita que eles produzam um grande vazamento de memória. “Atualmente você não tem como mensurar isso, pois os plug-ins ficam misturados na memória com o Firefox, onde estão as extensões, páginas e etc”, conta Hulltmann.
“Desta forma, no 3.7, será possível ver se o Firefox é o culpado por um consumo exagerado de memória ou é um plug-in”, prevê o representante, ressaltando que IE 8 Beta 1, Chrome e Safari no Snow Leopard já adotaram a prática.
Nos últimos dados consolidados da NetRatings, em outubro, o Firefox obteve 25,10% do mercado de navegadores, contra 63,26% do líder Internet Explorer. Na terceira posição, bem atrás dos dois, vem o Google Chrome com a participação de 3,89%.
- Será que há espaço para o cenário ser invertido em 2010? E a batalha dos plug-ins, quem vencerá? - todos perguntam.
Mas esta questão, para azar dos curiosos, é uma questão que nenhum ser humano pode responder: apenas o tempo e os protótipos poderão dizer.



Fonte: http://info.abril.com.br/

Nenhum comentário: