sábado, outubro 03, 2009

Software é criado para desenhar labirintos em plantações



Os chamados crop circles, misteriosos desenhos vistos do alto em plantações ao redor do mundo, sempre intrigaram. Inspirados neles, muitos fazendeiros norte-americanos começaram a criar desenhos e labirintos em suas plantações de milho - produto agrícola número um dos Estados Unidos -e a prática transformou-se em mania nacional. Para aproveitar a febre, um norte-americano criou um sistema que, obviamente, transformou em negócio, que facilita e deixa mais precisa a criação de desenhos e labirintos em fazendas.
A prática é, de fato, uma febre: a Corn Mazes America (www.cornmazesamerica.com) é, hoje, uma empresa em franco crescimento. Segundo o site Hack a Day, Scott Skelly, criador do sistema, descreve como acabou prestando esse tipo de serviço: no início, os fazendeiros utilizavam um método que mapeava o solo em uma espécie de grade para poder desenhar o labirinto, num processo manual. Skelly imaginava ser possível executar essa tarefa de alguma maneira mais simples e começou a procurar novas soluções.
Entrou então em contato com desenvolvedores de programas de computadores, apresentando seu projeto em busca de algum aplicativo que facilitasse o processo. Por fim, ele mesmo acabou criando um sistema, utilizando softwares livres e proprietários que se comunicam entre si. Para gerar a "matriz de campo", coordenadas GPS são usadas para posicionar um desenho, previamente criado no computador, sobre o mapa digitalizado do terreno.
Uma vez que as coordenadas do mapa são vinculadas ao desenho, é hora de partir para a prática, usando as coordenadas calculadas no sistema para modificar o campo real. Pode-se optar por dois caminhos: transplantar as mudas quando o milho é muito jovem, de acordo com rotas pré-estabelecidas ou, mais comumente, usar um cortador de grama para podar os vegetais já adultos. Em qualquer dos casos, é usado um receptor de GPS para direcionar o trabalho braçal.
Não são só os fazendeiros que estão empolgados. Seus labirintos acabam virando atração turística na região e, como sempre acontece na América, movimentando a economia. "Um labirinto de milho é um passeio bem bacana para famílias com o orçamento apertado", afirma Skelly em um comunicado da sua empresa. "É uma atividade que agrada a todas as idades e faz as famílias passarem tempo juntas e ao ar livre".
A Corn Mazes America foi fundada em dezembro de 2003, em Wisconsin, nos Estados Unidos. De acordo com o site oficial, a empresa atende cerca de 20 fazendas por ano, com clientes em praticamente todos os estados americanos e em outros países, inclusive na China. Além de seu público primário, os fazendeiros, a Corn Mazes America oferece seus serviços para fins de publicidade.



Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário: