quarta-feira, setembro 23, 2009

Universitários "inventam" futuro da mobilidade


A Intel pediu a alguns estudantes de faculdades de design que colocassem em prática suas ideias sobre computadores e mobilidade no futuro. O resultado foi mostrado ontem à noite em San Francisco, em uma prévia do IDF 2009, encontro anual de desenvolvedores da companhia.

Entre as participantes estão a Faculdade de Arte da Califórnia, a Universidade de Tecnologia de Delft, a Georgia Tech, a Faculdade Real de Arte, a UCLA e a USC. As equipes de projeto de cada escola foram selecionadas por seus respectivos professores universitários e pela Intel para apresentarem seus trabalhos.
Entre os projetos demonstrados estão o "KeyPing", da Universidade de Tecnologia de Delft, um sistema personalizável que permite a integração dos idosos na casa por sistemas conectados.
Já os alunos do Colégio Real de Arte inventaram o "Expressions Dispatcher", sistema que leva os emoticons para uma tela que representa as emoções humanas.
No celular com Android, o "HappyMap", criado por estudantes da Georgia Tech, é um aplicativo para rastrear e interpretar os estados de felicidade dos usuários.
E o "Pendulum", feito por alunos da USC, quer representar dados do dia a dia (localização, envio de mensagens, e-mails, por exemplo) em gráficos também no celular.
De acordo com a Intel, os projetos têm o potencial para revolucionar um amplo espectro da mobilidade ¿ desde a próxima geração de notebooks a dispositivos compactos de bolso.
"À medida que a internet torna-se móvel, as pessoas estão procurando tecnologia que não seja apenas menor, mais fina e inteligente, mas que também seja confiável e intuitiva para complementar vidas¿, disse em comunicado à imprensa Caleb Rabinowitz, planejador de conceitos móveis da Intel Corporation. "Ao engajar-se com estudantes de design, a intel está explorando novas perspectivas e vendo em primeira-mão como o design é cada vez mais essencial para diferenciar produtos e encorajar novas aplicações para a tecnologia e a interação de usuários".


Nenhum comentário: