sábado, dezembro 05, 2009

Sony Vaio X é fino como papel


A nova obra de arte da Sony parece mais um daqueles cardápios de restaurante chique, com capa de couro. Mas o Vaio VPC-X111KB esconde-se mesmo é por baixo de uma carcaça finíssima de fibra de carbono. Suas medidas são impressionantes: 1,4 centímetro de espessura e 760 gramas – acredite, é metade de um MacBook Air. O brinquedo tem configuração de netbook, mas é feito para executivos abonados que desejam algo bem mais sofisticado e confortável. O preço? Ah, é coisa pouca: 6.999 reais.
A tela de 11,1 polegadas do laptop é tão fina que dá medo de quebrá-la. Ela nem é totalmente rígida, senão racharia ao meio, de fato, com uma torcida sutil. Em geral, o acabamento do produto é fantástico, num preto fosco elegante e com o logotipo Vaio prateado na tampa. Além de deixar a máquina linda, o material leve, usado até em carros de Fórmula 1, também favorece o resfriamento, pois em nenhum momento sentimos a temperatura do micro alta, como é comum nesses notebooks mais finos.
Para deixar o computador com essas medidas de modelo, a Sony usou duas estratégias: primeiro, desenvolveu uma placa-mãe especial encaixada apenas na base, o que permitiu tirar uma gordurinha extra da tampa. O segundo, e mais óbvio, foi espremer ao máximo todos os componentes: para se ter uma ideia, os fios do Vaio X são achatados, e não os tradicionais arredondados, senão seria impossível passá-los por trás da webcam.
Jeitão de brinquedo
Pelo tamanho do teclado, o Vaio X até que é confortável. Tem botões macios e bem espaçados, embora baixos e pequenos. Por causa disso, é comum errar a tecla quando você está digitando sem olhar para o notebook. Infelizmente, ele não fala português. O teclado é no padrão inglês internacional, sem cedilha. A novidade é que, como em todos os modelos Vaio recentes, existe um botão para ponto de interrogação e barra, que não dividem mais espaço com a letra W. O touchpad poderia ser maior, mas tem boa sensibilidade e botões firmes.
Talvez pelo fato de a tela ser fina demais, ela não tem a mesma qualidade de imagem exibida por outros notebooks ultraportáteis da Sony. Quando o laptop não está inclinado exatamente na direção de seus olhos, por exemplo, o display fica um tanto escuro. Ao contrário do verificado nos netbooks da fabricante, aqui a resolução de 1.366 por 768 pixels não deixa os ícones pequenos demais, nem distorcidos. A proporção de 16:9 permite assistir filmes sem aquelas faixas brancas laterais.
Uma coisa legal é que a finura não prejudica as conexões. O notebook tem portas de vídeo e rede, por exemplo, geralmente limadas nos produtos mais finos. O truque foi deixar a Gigabit Ethernet menor e colocar uma tampa que se abre somente quando um cabo de rede é colocado - coisa que o Asus Eee PC 1008HA já faz. Também estão presentes um leitor de cartões, Bluetooth e duas portas USB. Um botão na parte de dentro liga e desliga o Wi-Fi padrão 802.11n.
É laptop ou netbook?
Mesmo sendo bonito assim, o Vaio X sofre de uma crise – a de identidade. Afinal, ele é um laptop ou um netbook? Considerando apenas o design, é um notebook topo de linha. Mas olhando a configuração, ele compete de igual para igual com os minilaptops. Seu processador é um Atom Z540, de 1,8 GHz, um dos melhores dessa linha da Intel. A memória é de 2 GB, e o drive de armazenamento é um SSD de 128 GB (desse tamanho você não vê em minilaptops brasileiros). O conjunto roda Windows 7 Home Premium.
Nos testes realizados pelo INFOLAB, seu desempenho foi bom para um netbook. Marcou 4.240 MOPS em cálculos aritméticos, no Sandra Lite, e converteu em 261 segundos um arquivo de 81 MB de WMV para MP4. Infelizmente, não conseguiu rodar nenhum benchmark de vídeo, como o 3DMark06. Sua bateria aguentou 211 minutos.


Fonte: http://info.abril.com.br/

Nenhum comentário: